Amplificadores - tbj na configuração emissor-comum

Páginas: 16 (3990 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
Amplificadores – TBJ na configuração emissor-comum
José Milton Alves de Souza / Raí Alves Tamarindo Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus Juazeiro – AV. Antônio Carlos Magalhães, S/N, Country Club – 48902-130 – Juazeiro/ BA - Brasil.
E-mail: kadu_marcus@hotmail.com,raitamarindo@gmail.com

1. Objetivos Verificar o efeito da escolha adequada do ponto de operação adequado, avalidação do modelo de pequenos sinais para amplificadores transistorizados, compreender o procedimento de análise de circuitos amplificadores a transistor. 2. Introdução teórica Há três configurações básicas de amplificadores com TBJ: emissor comum (EC), base comum (BC) e coletor comum (CC). Essa relatório analisa quatro configurações de a TBJ em EC. A figura 1 apresenta os circuitos com asconfigurações do amplificador em emissor comum (EC) montados em laboratório. Nesse tipo de circuito, o gerador de sinais é acoplado na entrada por um capacitor na base do transistor. Como o emissor é um terra para AC, toda tensão na base aparece no diodo emissor. Quando a corrente AC no coletor circula pela resistência AC no coletor, ela produzirá uma tensão AC amplificada que estará defasada de 180° emrelação à tensão AC de entrada. O capacitor de saída acoplada a tensão AC amplificada e invertida ao resistor de carga. Como o capacitor se comporta como um circuito aberto em CC e como um curto em AC, ele bloqueia a tensão CC do coletor. O capacitor bloqueia o componente CC de modo que as tensões CC neste estágio não sejam transferidas aos estágios adjacentes, deixando passar somente a componente AC. Umcapacitor de acoplamento é conectado em série no circuito. Já um capacitor de desvio (bypass) é conectado em paralelo com um resistor. Quando a frequência é suficientemente alta, o capacitor age como um curto. Para fazer a análise de um circuito amplificador com transistor para operação com pequenos sinais, o modo mais simples é dividi-la em duas partes: uma análise CC e uma análise AC. Issopode ser feito através do teorema da superposição, calculando os efeitos produzidos por cada fontes funcionando separadamente. Para isolar cada fonte, deve-se transformar o circuito numa forma mais simples e mais fácil de se trabalhar. Os capacitores são abertos para CC e curtos para AC, por isso, o circuito original pode ser mudado para dois novos circuitos: um para CC e o outro para AC. Paraobter o circuito equivalente CC, deve-se seguir os passos abaixo: 1. Reduzir a fonte de tensão AC a zero; 2. Abrir todos os capacitores; 3. Analisar o circuito equivalente CC, ou seja, determinar o ponto CC de polarização do TBJ e em particular o valor da corrente CC do coletor, IC. Após os passos anteriores, deve-se calcular os parâmetros do modela para pequenos sinais:

O processo terminafazendo-se a análise do circuito resultante para determinar as grandezas de interesse (p. e, ganho de tensão, resistência de entrada, etc). 3. Experimento 3.1. Materiais utilizados             Fonte de tensão CC 15V 60Hz; Gerador de funções; Osciloscópio; 2 TBJ BC337; 1 Capacitor 10µF; 1 Capacitor 1µF; 1 Resistor de 1KΩ; 1 Resistor de 15KΩ; 1 Resistor de 560Ω; 1 Resistor de 100Ω; 2 Resistoresde 3,9Ω; 1 Potenciômetro de 100Ω;

3.2. Procedimentos Para fazer a análise do circuito da figura 1(a), seguiu-se os passos descritos anteriormente. O circuito equivalente CC pode ser obtido simplificando o circuito da base através do teorema de Thévenin. O resultado é mostrado na figura 2, em que:

Onde R3 é a resistência do potenciômetro (100Ω) em série com a resistência R2 (560Ω).
Figura1: Amplificadores a TBJ: (a) configuração EC; (b) configuração EC com

resistor de emissor Re; (c) configuração EC com by-pass do resistor de polarização Re; (d) configuração EC com by-pass do resistor de polarização Re e realimentação através de Re1.

capacitor C1 da figura 1(b), deve-se eliminar as fontes CC e “curtocircuitar” os capacitores do circuito. Em seguida, substitui-se o TBJ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amplificador emissor comum
  • Amplificador Coletor comum tbj
  • Amplificador com Emissor Comum 1
  • AMPLIFICADOR EMISSOR COMUM
  • OUTROS AMPLIFICADORES EM EMISSOR COMUM
  • Estudo do amplificador emissor comum
  • Eletronica II
  • Emissor comum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!