Amplificador operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Amplificador Operacional


Inversor e Não Inversor
Os circuitos amplificadores podem ser inversores ou não inversores. Os inversores amplificam a tensão, mas sua saída tem polaridade oposta à dosinal de entrada.
Os não inversores amplificam a tensão sem alterar sua polaridade.

Amplificador não inversor Amplificador Inversor

Subtrator

OAmplificador Subtrator tem a finalidade de amplificar as diferenças de tensões entre as entradas.
Este circuito é extremamente analógico, inclusive em circuitos empregando os AOP’s.
Exemplo seconectarmos poderoso e é largamente utilizado em eletrônica s a saída de um transdutor em um amplificador inversor , tanto o sinal do transdutor quanto à interferência serão amplificados. Por outro lado , seconectarmos a saída do transdutor em um amplificador de diferenças, só o sinal do transdutor é amplificado, já que o sinal de interferência é captado praticamente da mesma forma pelo dois fios quecarregam o sinal de tensão comum aos dois fios, ao passo que o sinal do transdutor é uma diferença de tensão entre esses dois fios.
A tensão na saída deste circuito é proporcional a diferença entreas tensões da entrada (V1 – V2) e qualquer sinal comum as duas entradas não é amplificado, ou em outras palavras, é rejeitado. A constante de proporcionalidade é dada simplesmente pela razão entre RF/ R1.
Somador

Amplificador somador tem a finalidade somar dois ou mais valores de entradas analógicas ou digitais em tempo real.
Exemplo pode-se somar uma rampa, uma senoíde e um nívelcontínuo instantaneamente em tempo real.
Empregado em misturadores de sinal.

Integrador

Um integrador é um circuito eletrônico que realiza um processo de integração (soma infinitesimal) dossinais decorrentes da variação do sinal de entrada conforme sua variação no intervalo de tempo analisado. A integração é uma das operações fundamentais do cálculo, o inverso da diferenciação ou...
tracking img