Amplificador Operacional Faex

1024 palavras 5 páginas
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema

Disciplina:
Eletrônica Industrial
Professor: Wilton

Amplificador Operacional - Introdução
O amplificador operacional recebeu este nome porque foi projetado inicialmente para realizar operações matemáticas utilizando a tensão como uma analogia de uma outra quantidade. Esta é a base dos computadores analógicos onde os amplificadores operacionais eram utilizados para realizar as operações matemáticas básicas (adição, subtração, integração, diferenciação e outras). Neste sentido, um verdadeiro amplificador operacional é um elemento do circuito ideal. Os amplificadores reais utilizados, feitos de transístores, válvulas ou outros componentes amplificadores, são aproximações deste modelo ideal.
Os amplificadores operacionais foram desenvolvidos na era das válvulas, onde eles eram usados em computadores analógicos. Os amplificadores operacionais modernos são normalmente construídos em circuitos integrados, apesar de ocasionalmente serem feitos com transistores discretos e geralmente possuem parâmetros uniformes com encapsulamentos e necessidades de alimentação padronizados, possuindo muitos usos na eletrônica.
A maioria dos amplificadores operacionais simples, duplos ou quadruplos disponíveis possuem uma pinagem padronizada que permite que um tipo seja substituído por outro sem mudanças na pinagem. Um amplificador operacional específico pode ser escolhido pelo seu ganho em malha aberta, largura de banda, nível de ruído, impedância de entrada, consumo da potência ou uma combinação de alguns destes fatores. Historicamente, o primeiro amplificador operacional integrado a tornar-se largamente disponível foi o Fairchild UA-709, no final dos anos 60, porém isto foi rapidamente modificado pela performance superior do 741, que é mais fácil de utilizar, e provavelmente o mais conhecido da eletrónica - todos os principais fabricantes produzem uma versão deste chip clássico. O 741 possui transístores bipolares, e

Relacionados