AMPLIFICADOR DIFERENCIAL

776 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA

Lemuel Alves da Silva – 5121516

AMPLIFICADORES DIFERENCIAIS

UBERABA
2014
UNIVERSIDADE DE UBERABA

Lemuel Alves da Silva – 5121516

AMPLIFICADORES DIFERENCIAIS

TURMA 21

Trabalho apresentado ao professor Robson na aula de Eletrônica II sobre Amplificadores Diferenciais na Universidade Uberaba.

UBERABA
2014
AMPLIFICADOR DIFERENCIAL
De uma maneira resumida, o Amplificador Diferencial é um tipo de amplificador eletrônico que multiplica a diferença entre as duas entradas por uma constante conhecida como ganho diferencial, e é o estagio inicial da maioria dos amplificadores operacionais. Como veremos na figura a seguir (Figura 1) os dois sinais de entrada são aplicados na base de dois transistores e os emissores dos mesmos são ligados a um único resistor de modo que a saída seja afetada por um ou por ambos sinais de entrada. Por exemplo:

Figura 1- Amp. Diferencial
Temos entradas e , o amplificador diferencial dará uma saída , onde Ad é o ganho de modo diferencial.
Porem os amplificadores práticos nunca são perfeitamente simétricos como o do exemplo dado anteriormente, ou seja, eles produzem uma tensão de saída mesmo que as duas entradas tenham o mesmo potencial o que resulta no ganho de modo comum (Ac):

Amplificador Diferencial com Fonte de Corrente Simples Na prática os transistores não serão iguais e a fonte de corrente não será ideal.

Figura 2 - Amp. Diferencial real O valor da fonte de corrente é calculado fazendo-se V1 = V2 = 0 (condições quiescentes), resultando:

Dessa maneira o ganho diferencial, considerando a saída nos coletores, será calculado da seguinte maneira:

Onde r’e é a resistência incremental da junção base emissor podendo o seu valor ser estimado por : ( a 25ºC), sendo IE a corrente quiescente do emissor E o ganho de modo comum (Ac) do circuito é calculado por:

Como desejamos um Ac menos possível, estaríamos tentando aumentar RE o máximo possível, porem isso

Relacionados

  • Relatorio de estagio analise clinica
    9880 palavras | 40 páginas