Amplifiador de potencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Montagem de um amplificador de potência
Amplificador Three –Way de 300 Watts.
Desde o advento da alta fidelidade, e da introdução do conceito de estereofonia por A. D. Blumlein em 1929 na Inglaterra, o desempenho dos sistemas de áudio vem melhorando progressivamente. As válvulas precursoras dos modernos amplificadores de áudio, foram sendo substituídas por transistores de potência, circuitosintegrados e agora por Chips dedicados. O mesmo ocorreu com os meios de gravação, técnicas de amplificação e de sonorização que culminavam nos CD’s, áudio digital, amplificadores modulados por largura de pulso e sistemas quadrafônicos. No entanto, ao se comparar um sistema de áudio moderno com seu tetravó dos anos 20 notamos o quanto ele evoluiu exceto por um item: Os alto falantes. Nas últimasdécadas os alto falantes pouco evoluíram, tanto que ainda hoje encontramos peças de 1935 tão boas e que reproduzem tão fielmente quanto os alto falantes profissionais. Por ser um componente eletro-mecânico, o alto falante tem limitações. Por exemplo, ele não é capaz de reproduzir com fidelidade dois sinais de áudio de freqüências diferentes, ou muito distantes simultaneamente, como 100 Hz e 17 Khz ou omovimento de seu cone deve ser 170 vezes maior para reproduzir 17 Khz, o que interfere na reprodução de 100 Hz. A conseqüência disso, é uma perda na fidelidade dos dois sons reproduzidos. Na década de 30, uma equipe de engenheiros resolveu este problema desenvolvendo altofalantes específicos para freqüências altas e baixas. Em seguida, dividiram a gama de freqüência entregue pelo amplificador, demodo que, cada alto-falante recebesse a faixa que melhor conseguisse trabalhar como o exemplificado na figura abaixo.

Figura 45 - Divisor passivo de duas vias Este método, conhecido então como divisão de freqüência com filtros passivos, provou ser muito eficaz, aumentando enormemente a fidelidade da reprodução sonora. Alguns anos depois, pesquisadores descobriram que as capacitância eindutâncias usadas no filtro passivo, introduziram distorções de fase no sinal reproduzido. A distorção tornou-se menor, más os engenheiros começaram a trabalhar para eliminá-la também. A partir da década de 60 os semicondutores, até então coisa de laboratório se tornaram acessível com isso os divisores passivos foram substituídos por divisores ativos, feitos a partir de

vários transistores,capacitores e resistores montados antes do amplificador, corrigindo e eliminando a distorção de fase. veja na figura abaixo O excelente desempenho, não foi muito aplaudido pelos audiófilos, pois além de necessitar de mais um aparelho, o filtro ativo (Crossover ) exigia mais de um amplificador para cada banda, elevando o custo do equipamento.

Figura 46 - Divisor ativo de 2 vias Hoje, graças aodesenvolvimento da microeletrônica, dispomos de um amplificador completo encerrado dentro de um único Chip, com centenas de transistores miniaturizados. E é com o emprego desta integração, que podemos apresentar o projeto de um excelente amplificador de áudio Three-Way, usando apenas alguns circuitos Integrados.

Funcionamento
A base do fun-cionamento do circuito é ilustrado pelo diagra-ma de blocos dafigura ao lado.

Figura 47 - Diagrama em blocos do amplificador Cada canal do amplificador Three-Way, recebe o sinal de áudio proveniente de um préamplificador. Em seu bloco A, que é um estágio isolador para o resto do circuito. O sinal que sai do bloco A, é encaminhado para os blocos B, C, e E, o bloco B é um filtro passa altas (FPA), cuja função e deixar somente passar sinais acima de certafreqüência (freqüência de corte), no caso 4,4 Khz. Estes sinais, que se estendem até o limite audível de 20Khz, são amplificados pelo bloco F e entregues ao alto falante de agudos ( TWETTER ). O bloco C é também um FPA que deixa passar sinais, agora, acima de 600 Hz. Estes sinais devem se estender até 4,5 Khz, para serem entregues ao alto falante de médios (Midi-Range ) e são

processados pelo...
tracking img