Amostragem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Amostragem
População: Conjunto de elementos que se deseja estudar (Ex.: moradores de um bairro).
Amostra: Subconjunto finito da população (Ex.: uma parte dos moradores do bairro).
Censo: Estudo pelo exame de TODOS os elementos da população.
Amostragem: Estudo pelo exame de uma amostra da população.
Técnicas de Amostragem
O que é? É o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de umapopulação que se pretende conhecer. Esses pequenos grupos retirados da população são chamados de Amostras.
Por que realizar um estudo por amostragem? O tempo para análise e o custo são menores, além de ser mais fácil e gerar resultados satisfatórios. Deve ser utilizada quando a população for infinita.
Quando não se deve realizar um estudo por amostragem? População pequena, ou quando já sedispõe dos dados da população e quando se exige o resultado exato.
Para realizar um estudo por amostragem, a amostra deve ser representativa da população estudada. Para isso, existem técnicas adequadas para cada tipo de situação.

Veremos a seguir as principais técnicas de amostragem, divididas em probabilísticas e não-probabilísticas:
Amostragem Aleatória
Amostragem Aleatória Simples: É oprocesso mais elementar e freqüentemente utilizado. É equivalente a um sorteio lotérico. Pode ser realizado numerando-se os elementos da população de 1 a n e sorteando-se, por meio de um dispositivo aleatório qualquer (tabela dos números aleatórios, gerador de nºs aleatórios da calculadora ou do excel, etc. ), X números dessa seqüência, que corresponderão aos elementos pertencente à amostra. Nestatécnica de amostragem, todos os elementos da população têm a mesma probabilidade de serem selecionados: 1/N, onde N é o número de elementos da população.
Tipos de amostra aleatória simples:
a) Sem reposição: mais utilizada, cada elemento só pode entrar uma vez para a amostra.
b) Com reposição: quando os elementos da população podem entrar mais de uma vez para a amostra.

Ex: Vamos obter umaamostra aleatória simples para a pesquisa da estatura de 60 alunos do 5º semestre de Serviço Social. 1º) Numerar os alunos de 1 a 60; 2º) Escrever os números de 1 a 60 em pedaços de papel e colocá-los em uma urna; 3º) Retirar 20 pedaços de papel, um a um, da urna, formando a amostra da população ou usar a Tabela dos nº aleatórios.

Amostragem Estratificada

Amostragem Estratificada: Quando apopulação possui características que permitem a criação de subconjuntos razoavelmente homogêneos (subpopulações –estratos), as amostras extraídas por amostragem simples são menos representativas. Nesse caso, é utilizada a amostragem estratificada. Como a população se divide em subconjuntos, convém que o sorteio dos elementos leve em consideração tais divisões, para que os elementos da amostra sejamproporcionais ao número de elementos desses subconjuntos. Observe a figura abaixo:

A seleção em cada estrato deve ser aleatória.
Ao formar os estratos, deve-se atentar para que todos os elementos da população estejam enquadrados nos mesmos e que nenhum indivíduo possa ser colocado em dois estratos diferentes, relativos ao mesmo atributo. Os estratos devem ser os mais homogêneos possível,sendo ao mesmo tempo, os diversos estratos heterogêneo uns em relação aos outros.
Exemplo: Em uma população de 90 alunos, há 54 meninos e 36 meninas. Extraia uma amostra representativa, de 10%, dessa população. Nesse exemplo, há uma característica que permite identificar 2 subconjuntos, a característica Sexo. Considerando essa divisão, vamos extrair a amostra da população.
SEXO POPULAÇÃO AMOSTRA(10%)
Masculino 54 5,4 → 5
Feminino 36 3,6 → 4
Total 90 9

Portanto, a amostra deve conter 5 alunos do sexo masculino e 4 do sexo feminino, totalizando 9 alunos, que correspondem a 10% da população. Para selecionar os elementos da população para formar a amostra, podemos executar os seguintes passos: 1º) Numerar os alunos de 1 a 90, sendo os meninos numerados de 1 a 54 e as meninas, de 55...
tracking img