Amostragem e um estimaçãp

1261 palavras 6 páginas
AMOSTRAGEM E ESTIMAÇÃO

01 - Durante um programa de televisão ao vivo, colocam-se a disposição dos telespectadores linhas telefônicas acopladas a computadores para registrar automaticamente, opiniões a favor ou contra alguma colocação formulada. Esta amostra é probabilística? Justifique sua resposta.

02 - Em uma pesquisa de mercado para serviços odontológicos em certa cidade, foi estabelecida a seguinte técnica de amostragem: tomou-se uma lista telefônica, onde os nomes dos assinantes estão organizados por ordem alfabética do último sobrenome, e se amostrou o décimo de cada 10 assinantes. Discuta este procedimento.

03 - Suponhamos que um pesquisador pretendesse estudar a proporção de casos fatais de desidratação de crianças até dois anos de idade, em certa cidade, e tomasse como amostra, os casos registrados no único hospital da cidade. É adequado este procedimento? Por quê?

04 - Suponha que os prontuários dos pacientes de um hospital estão organizados em um arquivo, por ordem de matrícula. Qual é a maneira mais simples de obter uma amostra de tamanho aproximadamente igual a 1/3 do total de prontuários existentes.

05 – Uma máquina de encher pacotes de café os enche com uma variância igual a 100 g.Ela estava regulada para enchê-los com 500 g em média. Agora ela desregulou-se, e queremos saber qual a nova média.Uma amostra de 25 pacotes apresentou uma média igual a 485 g. Construa um intervalo de 95 % de confiança para o peso médio dos pacotes. R. 481,08;488,92

06 - Um comprador potencial deseja estimar o valor médio das compras em uma loja de brinquedos num aeroporto. Com base em dados de outros aeroportos similares sabe-se que o desvio-padrão de tais vendas é de US$ 0,80. Qual o tamanho mínimo que deveria ter a amostra aleatória se ele deseja estimar a média das vendas com uma precisão (erro) de US$ 0,25 e com uma confiança de 99%?

07 - O Secretário de Saúde do Império Romano propôs-se a melhorar o atendimento

Relacionados