AMOSTRA DEFORMADA E INDEFORMADA

319 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

RESUMO: AMOSTRA DEFORMADA E INDEFORMADA

SALVADOR
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

ALUNOS: EVELIN MOTA, TALITA ARAÚJO, EDICARLOS, ERIVAN, DEMÉTRIO, LUÍS, THIAGO

SALVADOR
2013

Amostra Deformada e Indeformada

O texto relata todo o processo de ensaio tanto da amostra deformada quanto indeformada. O mesmo relata que a caracterização do solo dependerá da qualidade da amostra e do procedimento de ensaio adotado. Dois tipos de amostra costumam ser usadas para realização dos ensaios em laboratório, são eles: - Amostra deformada (usada na identificação visual e táctil, nos ensaios de classificação etc.) e Amostra indeformada (usadas para determinar características “in situ”).
É extremamente importante que sejam tomados cuidados no transporte e manuseio dos dois tipos de amostra, para que não sofram nenhuma avaria. Para a retirada da amostra são utilizados equipamentos e acessórios específicos.
Para cada tipo de amostra o procedimento na amostragem será distinto. Na amostra deformada, deve-se fazer uma limpeza no local de trabalho, retirando a vegetação superficial, raízes e qualquer outra matéria estranha no solo, para só depois iniciar o processo de coleta da amostra. Já na amostra indeformada, a viabilidade técnica e econômica para a obtenção da amostra é em função da natureza do solo a ser amostrado, algumas formações apresentam maiores dificuldades no momento de extração, por isso a retirada de amostra indeformada é subdividido em duas classes:
Amostra indeformada de superfície: coleta próxima a superfície;
Amostra indeformada em profundidade: que utiliza os mesmos métodos das sondagens de reconhecimento para se atingir a profundidade.
Alguns cuidados importantes deverão ser tomados: na amostra deformada, toda e qualquer matéria orgânica deve ser excluída da amostra. Já na amostra indeformada, deve-se redobrar a atenção,

Relacionados