Amostra de resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Referência bibliográfica:
BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 2002. 95p. (Série Princípios, 12)

Credenciais da autoria:
Izidoro Blikstein é professor adjuntoda Escola de Administração de Empresas de São Paulo- FGVICAESP; consultor da FAPESP e professor titular de Linguística e Semiótica da USP. Publicou oito artigos completos em periódicos, dois livros eainda orientou mais dez dissertações de Mestrado e teses de Doutorado.
Resumo da obra:
Após relata a história cheia de tropeços de comunicação entre um atrapalhado gerente e sua sempre prestativae atenta secretaria, Blikstein revela os segredos da comunicação escrita. Inicialmente, o autor mostra que uma das funções essenciais da comunicação escrita é provocar uma reação ou resposta em querecebe uma mensagem, e que escrever bem implica necessariamente a obtenção de uma resposta correta, ou seja, significa obter a resposta que corresponda á idéia que temos em mente e desejamos passar aoleitor. A comunicação escrita deve ser agradável, suave, persuasiva e ainda deve ter como objetivo tornar comum aos outros o nosso pensamento.

Entretanto, existem interferências que prejudicam aprodução de resposta esperada; as quais podem ser de natureza física (dificuldade visual, má grafia de palavras, falta de iluminação); cultural (palavras ou frases complicadas e ambíguas, diferentesde nível social) e psicológica (agressividade, aspereza, antipatia), e também são trabalhadas pelo autor no decorrer da obra.

O livro também aborda alguns aspectos estruturais e funcionais dacomunicação definindo alguns conceitos importantes. Mostra a autêntica estrutura da comunicação formada por remetente, destinatário e mensagem. Ressalta a importância dos signos e dos códigos naelaboração de uma mensagem, da codificação em decodificação, assim como o uso correto dos códigos fechados e códigos abertos com o objetivo de obter as respostas esperadas. Ainda tratando da estrutura da...
tracking img