Amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HUMANIZAÇÃO, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA |
Professora: Inara Moreno |
Alunas: Gleiciane Nayara, Karolayne Araujo, Marciana Vieira |
SENAI- SERVIÇO NACIONAL APRENDIZAGEM INDUSTRIAL |

HUMANIZAÇÃO, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA

TUTORIAL

Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 11, nº 1, p. 17-21, janeiro/março 2004.
Wellington Soares da Costa
Bacharel emAdministração (CRA/BA 6028), Especialista em Gestão e
Desenvolvimento de Seres Humanos, Graduando em Direito e Servidor.
Público do INSS.
E-mail: wsc333@hotmail.com
Recebido em: 12/03/2003
Aprovado em: 08/06/2003

RESUMO
Este artigo propõe-se a análise de três temas referentes à Administração:
1) humanização; 2)relacionamento interpessoal; 3) ética. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o objetivo édemonstrar a necessidade dessa discussão para que a dignidade das pessoas seja respeitada.

Palavras-chave: humanização, relacionamento interpessoal, ética.

ABSTRACT

Three aspects of management are analyzed, humanization, interpersonal relationships and ethics.
Bibliographic research was used to demonstrate the need of this discussion so as to encourage people to
Value human dignity.
Key words:humanization, interpersonal relationships, ethics.

1. INTRODUÇÃO

Tem-se falado em humanização no ambiente de trabalho. Mas o que é humanização e para que serve?

Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa, enquanto ser humano. Significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca.

Isso apresenta vários desdobramentos. Por exemplo, o relacionamento interpessoal1 –necessidade social, conforme MASLOW (2000), ou fator higiênico2, segundo a teoria herzbergiana – deve se pautar pelo diálogo, sem o qual as relações entre os indivíduos resvala para conflitos vários3. A dignidade jamais deve ser esquecida ou colocada em segundo plano. A prática da humanização deve ser observada ininterruptamente. O comportamento ético deve ser o princípio de vida da organização, uma vezque ser ético é preocupar-se com a felicidade pessoal e coletiva. 1tem competência interpessoal quem saber ouvir o outro e colocar-se no lugar desse outro a fim de compreendê-lo. Em relação a isso, CARAVANTES (2002: 99) posiciona-se no sentido de que uma das características fundamentais do administrador excelente é:

“5. Competência interpessoal, pois se o produto de seu trabalho visa o homem e éfeito através de pessoas, ele deve desenvolver sua capacidade de relacionamento com seus superiores, pares e subordinados, chegando ao ponto de empatia, isto é, ser capaz de colocar se em lugar daqueles com quem se relaciona e pensar e sentir como eles”.

2. Em conformidade à teoria herzbergiana, o fator higiênico, em si mesmo, não garante a motivação, conquanto a sua ausência Constituadesmotivação certa.

3. Só há dialogicidade quando os sujeitos se respeitam.
Wellington Soares da Costa.

18. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 10, nº 4, p. 17-21, outubro/dezembro 2003 Numa sociedade em que, em geral, valores4 éticomorais são vilipendiados, é urgente a necessidade de se humanizarem as organizações. Estas não devem perder de vista a razão maior graças à qual
se dá a suacriação: a promoção humana em todos e quaisquer aspectos (não somente os econômico-financeiros e tecno-científicos), até mesmo, e principalmente, sob a ótica coletiva.

2. HUMANIZAÇÃO
O desenvolvimento científico-tecnológico tem levado muitas organizações a buscar de forma desenfreada o lucro econômico-financeiro à custa da necessária valorização real do homem, notadamente dos indivíduos que nelastrabalham. Paradoxalmente, até mesmo organizações cujo lucro visado não é econômico-financeiro resvalam para isso.

A cultura predominante nessas instituições caracteriza-se por considerar as pessoas meros recursos que devem contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. Relegam a abordagem sistêmica, que estuda o homem como uma totalidade e não apenas como profissional cuja vida...
tracking img