Amor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVOS NEGÓCIOS: OPORTUNIDADES E DESAFIOS




Joaquim Francisco Cavalcante de Oliveira






RESUMO


É muito difícil iniciar um novo negócio no Brasil e dar certo. Vários são os obstáculos a serem ultrapassados nessa caminhada. Basta ver os números que mostram essa dificuldade: 71% das micro-empresas não passam dos quatro anos de existência e 48,5 milhões de trabalhadores estão nainformalidade. Como reverter esse quadro é o propósito deste trabalho, mostrando as trilhas a serem seguidas pelos empreendedores para não ficarem perdidos no caminho.


Palavras-chave: empreendedorismo; inovação; novos negócios; plano de negócios.




ABSTRACT


It is very hard to start a new business in Brazil and to be succeeded. The obstacles to be overcome in this way are many. It is quite enough whenwe see the figures which show-up this difficulty: 71% of micro-companies don’t go any further than four years and 48.5 millions of employees are in informality. The purpose of this work is to change this scenery, showing the ways to be followed by the entrepreneurs in order not get lost in the path.

Keywords: entrepreneurship; innovation; new businesses; business plan.













INTRODUÇÃO


Asmicro-empresas desempenham um papel muito importante no Brasil. Atualmente, respondem por cerca de 59% da mão-de-obra empregada no Brasil, segundo pesquisa realizada por ALVAREZ (2004). O quadro é bastante preocupante porque cerca de 71% das micro-empresas não passam dos quatro anos de existência e de todos os trabalhadores brasileiros apenas 29,5 milhões trabalham de maneira legalizada contra48,5 milhões que estão na informalidade. Várias são as causas responsáveis pelo alto índice de mortalidade das empresas e pela informalidade dos trabalhadores.

Este trabalho mostra as oportunidades e os desafios que terão pela frente os empreendedores ao iniciarem um novo negócio. Na primeira parte, apresenta-se como surgiu o empreendedorismo no Brasil e sua evolução até hoje. Na segunda, mostra-secomo surgem as oportunidade de negócios. Na terceira, mostra-se como é realizada a transformação das oportunidades em negócios. Na quarta, mostram-se os tipos de negócios que fazem parte do ambiente empresarial. Na quinta, mostra-se a dinâmica de um negócio, apresentando as várias forças que atuam sobre ele. Na sexta, mostra-se o planejamento das empresas para conseguirem atingir seus objetivose terem um crescimento sustentado. Na sétima, apresenta-se o modelo dos distritos industriais italianos aplicados em quatro municípios brasileiros. As considerações finais mostram algumas medidas realizadas por diversas entidades organizacionais para as micro-empresas no Brasil, no intuito de reverter o quadro atual..



I – EMPREENDEDORISMO NO BRASIL


Na década de 90, vários fatos ocorreram noBrasil: as dificuldades na estabilização da economia; as mudanças em ritmo acelerado nos planos social, político e econômico; o fenômeno da globalização; e outros que vieram a contribuir para aumentar a crise empresarial. Como medidas para enfrentar a crise, as empresas passaram a reduzir seus custos, investir na melhoria de qualidade e na redução de pessoal. Vários empregados foram demitidos,aumentando o número de desempregados.

Como conseqüência do desemprego, foi aumentando o trabalho informal no país e muitos ex-funcionários começaram a criar seus próprios negócios, em muitos casos sem experiência no ramo, utilizando-se dos recursos adquiridos pela rescisão trabalhista, ou da venda de bens, empréstimos, aquisição com parentes e amigos. Da noite para o dia, passaram de empregados apatrões.

Surgiu, em todas as áreas de atividade humana, uma gama elevada de novos empreendimentos. Todas tiveram os mesmos problemas estruturais. A pessoa escolhia um ramo de atividade, escolhia o local e, com aquele dinheiro arrecadado na saída do emprego, comprava o material inicial (as máquinas e os equipamentos necessários) e reunia um grupo de pessoas para tocar o negócio.

Duas são as...
tracking img