Amor liquido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste capitulo, o autor realiza uma análise sobre a estrutura dos relacionamentos pessoais e dos parâmetros culturais que permeiam essas relações partindo de uma reflexão sobre o mandamento bíblico“Amar ao próximo como a si mesmo”.
Ele questiona como isso poderia ser útil ao sujeito; sobre quais os benefícios a serem obtidos; debate a contradição da atual sociedade num duelo entre o própriointeresse e a busca pela felicidade; sobre a capacidade de conviver com o outro; promovendo uma reflexão sobre as guerras e a violência; sobre a necessidade do ser humano se sentir seguro e a relação coma convivência social.
O questionamento sobre o porquê amar o próximo segue por reflexões pautadas em (O Mal-estar na Civilização - Freud), permeado pela impossibilidade de realização da máxima, umavez que as relações humanas são de interesses, de significações e conclui, através de Freud, que tal afirmação deve ser tomada como um ato de fé na busca pela coabitação e sobrevivência.
Para Bauman,é o amor próprio que permite a aproximação da máxima citada, porém esse amor próprio só é conquistado pelo amor que os outros sentem por nós. De forma que só se pode amar ao próximo se formos amadosprimeiro. É só quando se sente amado que se consegue amar aos outros e respeitar as diferenças e singularidades existentes.
Segundo o autor, na modernidade, as relações estão abaladas pela depreciaçãoda dignidade humana e dos valores que se desgastaram ao longo de guerras, da violência, das justificativas pautadas em sobrevivência e da discriminação que causa uma distância entre as camadassociais.
Em suma, a crítica está no descarte das pessoas e das relações sociais efetivas, as relações se tornaram descartáveis e essa banalização é acentuada e reforçada pela mídia. Para Bauman, adisseminação dessa ideologia provoca um estado de alerta, tudo passa a ser encarado com desconfiança e faz com que as relações sejam mantidas apenas se lucrativas, se não o são, se dissolvem.
Através...
tracking img