Amor eterno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR: EDUCANDO PARA O DIÁLOGO Edson Carpes Camargo1 Jorge Alberto Lago Fonseca2 Resumo: O presente artigo visa abordar a ética no ambiente escolar. Primeiramente faz-se a distinção entre os conceitos de ética e moral. Logo após, como a ética é concebida e definida pelos educadores atuantes no ensino público estadual da cidade de São Borja – RS. Foram realizadasinterlocuções durante o processo de formação continuada dos professores que permitissem saber: Como a ética permeia as relações sócio-educativas entre os atores desta instituição denominada escola? Qual a função da ética no cotidiano escolar? Que pressupostos estão vinculados à idéia que os educadores têm de ética? A partir das respostas foi possível identificar que a concepção de ética apreendida peloseducadores está diretamente relacionada com outros pressupostos, sejam eles a justiça, o respeito, a solidariedade e o diálogo, sendo este último o mais referendado como necessário para a manutenção do bom relacionamento entre os atores constitutivos do espaço escolar. Palavras-chave: Ética. Educação. Diálogo. Permitindo entender a ética e a moral Para começar a tratar sobre ética é preciso fazer adistinção entre ética e moral, já que estas duas palavras, freqüentemente, são empregadas como sinônimos (mores, no latim, e ethos, no grego) uma vez que as duas indicam um significado comum, remetendo à idéia de costume. De acordo com o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética e moral são “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto devista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto” (p.300; p.471).

1

Pedagogo, Especialista em Educação, Mestrando em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ-RS. Professor Universitário da Universidade da Região da Campanha – URCAMP Campus de São Borja/RS. E-mail: edson.camargo@brturbo.com.br. 2 Graduado em Letras – Habilitação Língua Portuguesa e Literatura,Especialista em Língua Portuguesa, Mestrando em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ-RS. Professor de Literatura no Ensino Público Estadual. Email: jorgelagofonseca@yahoo.com.br.

2

Embora as palavras que os designam tenham a mesma origem etimológica, os conceitos de ética e moral incorporam, em seu percurso histórico, significações diferenciadas. No âmbito da filosofia faz-se uma distinção entreeles, definindo a moral como um conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades, e a ética como a reflexão crítica sobre a moral. Após a distinção entre os termos, este artigo propõe discutir como a escola vem trabalhando com a ética, uma vez que os projetos políticos pedagógicos, em sua maioria, têm como objetivo tornar os educandoscidadãos conscientes, capazes de interferir no meio em que vivem, despertando-lhes o senso crítico e a autonomia. A moral na escola se apresenta através de regras, normas a serem cumpridas, expressas nos seus regimentos, planos de estudos e projetos políticos pedagógicos. A escola ainda é o principal caminho para se discutir questões éticas uma vez que o âmbito escolar está repleto de possibilidadesque evidenciam a ética como necessária e capaz de permitir um relacionamento mais amistoso entre os atores educacionais. No entanto, a escola não necessariamente conseguirá responder a todas as questões levantadas quando se trata de ética, nem deverá se considerar fracassada por não conseguir atingir tal objetivo. Pode então, insistir na sua função fomentadora de conhecimento. A ética na educação:a visão dos educadores Durante o processo de formação continuada realizado pelos professores atuantes nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul na cidade de São Borja, optou-se por abordar a questão da ética na escola. Como a ética permeia as relações sócio-educativas entre os atores desta instituição denominada escola? Qual a função da ética no cotidiano escolar? Que pressupostos...
tracking img