amonnia

467 palavras 2 páginas
introducao mônia é um gás incolor, de odor pungente, bastante tóxico, se dissolve facilmente em água liberando calor e em certas misturas como amônia, e oxigênio podem gerar uma explosão. A amôniaé preparada em laboratório; aquecendo um sal de amônio com hidróxido de sódio, pode-se detectar a liberação do gás através do seu odor característico, através do papel tornassol azulumedecido (que continua com a coloração azulada),com a formação de nuvens brancas e densas de cloreto de amônio, quando aproximado de um frasco de ácido clorídrico, ou a formação deprecipitado amarelo-alaranjado com o reagente de nessler.
A produção em larga escala de amônia é através do processo de Haber-Bosch, processo no qual é utilizado nitrogênio ehidrogênio em altas temperaturas e pressões, consistindo em combinar diretamente o gás nitrogênio e o gás hidrogênio junto a um catalisador de ferro, para que sejam superados a inérciacinética do gás nitrogênio e o efeito termodinâmico da constante de equilíbrio na temperatura.
A amônia é utilizada principalmente como fonte primária para maioria dos compostos contendonitrogênio, incluindo fertilizantes, na refrigeração, assim como também é um excelente solvente para os metais do grupo 1, está presente em explosivos e na maioria dos compostos denitrogênio mais importantes do ponto de vista comercial (LEE, 2000). mônia é um gás incolor, de odor pungente, bastante tóxico, se dissolve facilmente em água liberando calor e em certas misturas como amônia, e oxigênio podem gerar uma explosão. A amôniaé preparada em laboratório; aquecendo um sal de amônio com hidróxido de sódio, pode-se detectar a liberação do gás através do seu odor característico, através do papel tornassol azulumedecido (que continua com a coloração azulada),com a formação de nuvens brancas e densas de cloreto de amônio, quando aproximado de um frasco de ácido clorídrico, ou a formação deprecipitado amarelo-alaranjado com o reagente de nessler.
A produção em larga escala de

Relacionados