Amoniaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 81 (20205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O amoníaco é, à pressão atmosférica, um gás incolor, de cheiro muito intenso. Encontra-se naturalmente presente no ar, dissolvido na água e está no solo sob determinadas formas químicas.
O amoníaco é utilizado no fabrico de seus sais, na transformação em ácido nítrico de síntese, em cianetos ou em ureia e fosfato de amónio, assim como na produção de precursores para fibras, plásticos, pesticidase muitos outros compostos orgânicos. O consumo mais importante do amoníaco é no sector de fertilizantes. O amoníaco pode ser olhado como uma fonte indirecta de azoto e hidrogénio, em que o transporte é infinitamente mais cómodo que o dos dois gases em separado, pois é transportado na forma líquida.
Com base numa pesquisa documental, neste trabalho é analisada a importância do amoníaco a nívelindustrial. Aborda-se o amoníaco como matéria-prima noutras indústrias, a sua produção, os problemas ecológicos e o impacte ambiental.
O amoníaco é produzido comercialmente a partir de N2 atmosférico e H2, essencialmente a partir do gás natural (metano) na presença de um catalisador selectivo. A produção do amoníaco é favorecida a temperaturas moderadamente baixas e a altas pressões. Baixastemperaturas, porém, diminuem a velocidade da reacção no sentido directo, e o custo da construção das fábricas rapidamente aumenta com o aumento de pressão. Na concepção de fábricas, a temperatura é escolhida de modo a permitir que a reacção ocorra a uma velocidade razoável sem diminuir a concentração no equilíbrio do produto. A pressão é ajustada para que se favoreça a produção do amoníaco sem aumentaro custo de construção da fábrica. As condições típicas de operação são pressões entre 140 a
340 atm e temperaturas entre 400 a 600 ℃.
O catalisador usado na síntese do amoníaco é um α-ferro contendo promotores. O α-ferro é obtido da magnetite. Os promotores aumentam a actividade, o tempo de semi-vida, garantem a estabilidade à temperatura do catalisador e reduzem a sua susceptibilidade aosvenenos (do catalisador).
Além da pesquisa documental efectuou-se um recurso digital na Internet, contendo exemplos de questões que se colocaram a Haber na elaboração do seu protótipo, os resultados por ele obtidos, as evoluções alcançadas por outros investigadores, quer na instalação do processo industrial quer no seu melhoramento. Com este recurso pretende-se que com uma fácil manipulação qualquerutilizador interessado no assunto consiga compreender os conhecimentos básicos desta síntese.
Passado, presente e futuro da produção industrial do amoníaco: uma investigação documental



















Processos industriais para produção do Amoniaco

Enviado por:
 Resumo
O amoníaco é, à pressão atmosférica, um gás incolor, de cheiro muito intenso. Encontra-senaturalmente presente no ar, dissolvido na água e está no solo sob determinadas formas químicas.
O amoníaco é utilizado no fabrico de seus sais, na transformação em ácido nítrico de síntese, em cianetos ou em ureia e fosfato de amónio, assim como na produção de precursores para fibras, plásticos, pesticidas e muitos outros compostos orgânicos. O consumo mais importante do amoníaco é no sector defertilizantes. O amoníaco pode ser olhado como uma fonte indirecta de azoto e hidrogénio, em que o transporte é infinitamente mais cómodo que o dos dois gases em separado, pois é transportado na forma líquida.
Com base numa pesquisa documental, neste trabalho é analisada a importância do amoníaco a nível industrial. Aborda-se o amoníaco como matéria-prima noutras indústrias, a sua produção, os problemasecológicos e o impacte ambiental.
O amoníaco é produzido comercialmente a partir de N2 atmosférico e H2, essencialmente a partir do gás natural (metano) na presença de um catalisador selectivo. A produção do amoníaco é favorecida a temperaturas moderadamente baixas e a altas pressões. Baixas temperaturas, porém, diminuem a velocidade da reacção no sentido directo, e o custo da construção das...
tracking img