Amizade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMIZADE
GIUSEPPE SOVERNIGO




1. A amizade na vida consagrada como apelo e como problema; 2. O que é uma amizade; 3. Traços característicos da amizade; 4. Discernir o tipo de amizade; 5. O crescimento da amizade; 6. Indicações práticas.


1. A amizade na vida consagrada como apelo e como problema;
Ter um amigo(a), viver uma amizade é aceito por todos como um grande bem.Com razão se diz: “Quem encontra um amigo, encontra um tesouro”. Encontrar este tesouro é a aspiração profunda de cada pessoa em todas as fases da vida. Tantas escolhas vem sendo feitas exatamente para encontrar este tesouro precioso. Isso, que é verdadeiro para cada pessoa, é ainda mais verdadeiro para as pessoas consagradas e aquelas, as quais, que para a vida consagrada se preparam. Na verdadeviver o celibato pelo Reino, enquanto traz a renúncia do uso da sexualidade genital, a intimidade do casal, a paternidade/maternidade segundo a carne, pede indispensavelmente poder viver e viver de fato amizades verdadeiras e genuínas. Sem isso não é possível viver uma vida consagrada por aquilo que é constitutivamente, a saber, o apelo a dar-se a Deus, ao seu Reino e aos outros por amor a Jesuse do Evangelho com todo coração, no viver quotidiano. A amizade suficientemente verdadeira oferece a esta vocação alimento, confirmação, verificação, ajuda, sustento.
Mas o iniciar de fato, amizades genuínas tanto é um pedido insistente, interno à pessoa e próprio da vida consagrada, quanto difícil. Não se atinge automaticamente este objetivo. De fato há vários tipos de resistências quetornam laboriosa a sua concretização. Às vezes há dificuldades para abrir-se a uma amizade verdadeira, por causa de imaturidades ou pelo escasso desenvolvimento afetivo, ou pelos bloqueios de comunicação presentes. Dureza e rigidez relacional marcam-no. Outras vezes parece encontrar-se diante de uma amizade, mas requer-se fazer um discernimento. Na verdade existem amizades e amizades. Nem tudo que seapresenta como amizade o é verdadeiramente. Os frutos mostram sua qualidade.
Mas, não obstante estas resistências, a vida consagrada exige a capacidade de amizade e amizades verdadeiras para poder-se desprender plenamente. Daqui surge um problema: como se identifica um verdadeiro(a) amigo(a)? Quais são os traços de uma amizade suficientemente verdadeira? Como viver uma amizade verdadeira e doque ela se nutre? O que a freia? São muitas as concepções de amizade. A análise do vivido e das coisas que a especificam levam a delinear os traços principais.
2. O que é uma amizade? São muitas as definições dadas a esta realidade. Cada uma sublinha um seu aspecto característico. Segundo André Rochais, se pode dizer que a amizade é uma corrente afetiva, um relacionamento particular entrepessoas unidas por um acordo profundo. A amizade encontra duas pessoas iguais ou tende a fazê-las iguais através da troca. Há amizade somente se há comunicação da própria interioridade, se há troca de valores profundos da própria vida. Por isso, há amizade verdadeira, efetiva na medida em que há uma comunicação profunda. Se se fala somente de coisas superficiais, mesmo de coração aberto, seria melhorchamar esta relação camaradagem ou relação cordial.
A amizade é um bem precioso – Ela permite receber este amor, que é indispensável ao crescimento de uma pessoa e à sua completude. Permite conhecer o melhor de si e de desenvolver a confiança em si mesmo.
A amizade é um bálsamo de vida. Reaviva a fonte de amor no mais profundo da pessoa e permite a este amor aumentar, afirmar-se, etomar o lugar que deve ter numa vida, isto é, o primeiro. Este amor recai não somente sobre o(a) amigo(a), mas sobre todos os outros. Como conseqüência, faz progredir à maturidade afetiva e a solidez pessoal. Permite atingir este equilíbrio e esta harmonia que caracterizam a pessoa resultante.
O nível prevalente da atração – a atração experimentada pelo(a) amigo(a) pode deslocar-se para...
tracking img