Amizade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em um mundo marcado por uma ideologia dominante que louva a disputa obstinada, o individualismo, as relações pragmáticas que rendam algo para os pares, numa civilização em que predominam leis de consumo e de mercado irrefreáveis onde só se é valorizado a partir do que se consome e do que se possui, encontramos um sentimento, uma relação, uma entidade que nos proporciona algum alento nestecaótico estado de coisas: a amizade.
A amizade pode ser superior as 1relações de amor romântico, e por vezes mais duradoura que estas, pois não se baseia em idealizações irreais que podem com o tempo minar os vínculos para sempre. Com a amizade é diferente,2 conhece-se as limitações do parceiro, enxerga-se seus defeitos e ainda assim aceita-se sua companhia, aprecia-se sua existência,deseja-se compartilhar histórias num exercício exemplar de reconhecimento da alteridade.
Há que se concordar com os pensadores, os poetas e os romancistas, os nossos profetas modernos: a amizade é essencial para uma vida plena, essencial para se enxergar alguma razão na existência, indispensável para curar a alma adoecida e sem dúvida, é um presente inestimável da transcendência para nóshomens.
Num mundo onde não houvesse amizade imperaria o caos anárquico, o aniquilamento, a total desarmonia e as trevas absolutas: o horror. A amizade pode agir como fator de convergência, como atenuante dos conflitos humanos e pode dar também algum sentido para nossa civilização beligerante e caótica.


Veja aqui o que significam os números em sua redação:
1. Uma coisa ésuperior A outra, portanto aqui vai crase.
2. Aqui iria bem melhor dois-pontos.


Veja aqui o que eu entendi de cada parágrafo seu:
I. Seu texto começa descrevendo nosso mundo, em sua visão: disputa obstinada, relações que tenham algum interesse por trás, mercado de consumo intenso, valorização do ter e do consumir, etc. Entendi. Você diz que ainda assim podemos encontrar uma relaçãochamada amizade, e ela traz algum alento. Certo. Bem... você está meio amargurado hehhehe... mas vai encontrar muita gente assim nas redações de ex-alunos que estou enviando hoje!

II. Então você explica que a amizade pode ser até superior ao amor (como Caetano tinha dito!) e até mais duradoura que o amor, porque não se baseia em idealizações; idealizações, você diz, podem minar os vínculos, com otempo. Ah, não tenha dúvida! Idealizações são o embrião para mágoas e decepções. Mas, estou entendendo seu raciocínio. Em seguida você compara o que acabou de dizer com a amizade: ela implica conhecer-se as limitações do outro, seus defeitos, e mesmo assim o aceitamos como amigo, queremos contar nossas experiências para ele. Perfeito, entendi tudo. É bem curioso isso, e parece ser mesmo assim! Agente aceita o amigo!


III. Por último você diz que temos mesmo que concordar com os pensadores, os romancistas etc, porque a amizade é essencial mesmo para uma vida plena, com motivação de vida, algo que cura a alma adoecida e é mesmo fundamental para nós, seres humanos. Entendi.


IV. Conclusão: você supõe o que seria um mundo sem amizade: caótico, desarmônico, um horror. Imagino...você termina dizendo que a amizade pode ter o poder de diminuir nossos conflitos, e pode dar um sentido para nossa civilização que gosta de conflitos e, segundo você, caótica. Entendi. Bem, está coerente com seu desenvolvimento.


Veja como foi seu texto em cada um dos critérios normalmente avaliados nos vestibulares:
Abordagem
(suas idéias, originalidade, capacidade de relacionar o assunto comseu cotidiano, uso dos textos dados, maturidade, fuga do tema...)
Você me mostrou a importância indiscutível da amizade hoje, considerando uma humanidade nada harmoniosa. Perfeito. Como eu disse, a maioria dos ex-alunos pensa como você (mas eu sempre acho um pouco triste demais...)
Você também mencionou textos da proposta, o que é muito desejável.

Estrutura dissertativa
(“cara” da sua...
tracking img