Amistad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
stadAMISTAD

O filme é baseado em história verídica e faz abordagem a uma turbulenta viagem marítima realizada por uma embarcação (navio negreiro) denominada “La Amistad” no século XIX,precisamente no ano de 1839. Onde negros foram seqüestrados do seio de suas famílias para servirem de escravos. Porém, ainda a bordo do navio, se libertaram das correntes e grilhões, matando a maior parte datripulação, obrigando os remanescentes a levá-los de volta à África. Por não terem nenhum conhecimento sobre as cartas náuticas foram enganados e terminaram chegando à América do Norte onde o navioespanhol acabou sendo capturado pela guarda-costeira. Desde o seqüestro até chegarem à America os negros foram tratados como selvagens, pretos sem vergonha, porcos, fedorentos...
Os 53 negros que restaramda viagem – uma vez que muitos foram lançados ao mar por falta de provisão – foram acusados de assassinos, causando uma grande polêmica entre abolicionistas e conservadores num período deefeversência política contribuindo para divergências internas no país entre o Norte abolicionista e o Sul escravista.
Os escravos são levados a julgamento onde sobreviventes da tripulação reivindicam a posse da“mercadoria” humana, porém são contestados pela rainha da Espanha que quer apropriar-se dos escravos, alegando que o navio que os transportara era de bandeira espanhola, além disso, havia ainda aMarinha Americana que requisitava a posse do navio La Amistad.
Existia a possibilidade de execução dos africanos, logo, um jovem advogado resolveu representá-los, enfrentando assim, uma árdua batalha.Por se tratar de um período de reeleição, o destino dos 53 escravos suscitou uma questão política acirrada entre o Sul (escravocrata) e o Norte (menos conservador e aberto ao abolicionismo).
Oadvogado que os representava, precisava provar onde finalmente havia nascido àqueles negros, pois, a promotoria afirmava que os mesmos eram cubanos. Contudo, o jovem advogado não se dava por vencido e...
tracking img