amistad resumo filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍTALO BATISTA D´ÁVILA

ANÁLISE FILME AMISTAD


Filme, que se passa em 1839, nos Estados Unidos, aborda julgamento de escravos por crime cometido em navio negreiro, discute competênciajurisdicional e direitos humanos.
Conduzidos por traficantes de escravos no navio de propriedade da coroa espanhola, La Amistad, em algum ponto da travessia no Oceano Atlântico, se libertaram e mataram váriosintegrantes da tripulação. Apenas dois foram poupados sob a condição de levá-los de volta para o continente africano.
O trato não foi cumprido. Os tripulantes do barco os conduziram em direção aosEstados Unidos, onde foram capturados por um navio daquele país e aportaram em Connecticut. Surge então uma disputa judicial para a absolvição ou condenação dos negros. No entanto, a absolviçãorepresentava o contexto dos Estados Unidos: parte da população era escravocrata enquanto outra era a favor da libertação dos negro
Muito se discutiu a respeito da competência para julgar os crimescometidos, se a legislação aplicada deveria ser estadunidense ou espanhola. O navio era espanhol, os escravos foram capturados pelos norte americanos e os crimes cometidos em alto mar. Os condutores do navioque não foram assassinados pelos escravos, os espanhóis Ruiz e Montes, afirmavam ser os proprietários dos escravos. Porém apresentaram documentos falsos da posse, e como os africanos foram capturadosem seu continente e comercializados em Cuba, não nasceram escravos, e legalmente não poderiam ser considerados sua propriedade.
Como o que ocorre no filme é um caso de assassinato, o advogado maisgabaritado para resolver a questão seria o criminalista. Todavia, no caso do filme, o advogado Roger Baldwin (Matthew McConaughey) que luta pelos direitos dos negros é especializado em direito depropriedades. Como já citado, os escravos eram tratados como 'coisas' e se encaixavam no âmbito dos direitos reais. O próprio Baldwin chega a afirmar após a audiência inicial da corte em Connecticut que o...
tracking img