Aminoacidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os aminoácidos representam a unidade básica da estrutura das proteínas. São formados por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio – agrupamento amino, grupamento carboxila e o grupamento lateral, composto de enxofre ou fósforo ou cobalto ou ferro que caracterizam o aminoácido em relação as suas propriedades físico-químicas.
Entre dois aminoácidos existe uma ligação química chamadaligação peptídica. Através desta ligação formam-se cadeias de aminoácidos que adotam formas e combinações químicas diversas. Dois aminoácidos ligados formam dipeptideo, três aminoácidos, um tripeptideo e assim sucessivamente. A combinação de mais de 50 aminoácidos forma uma proteína.
Existem 20 tipos diferentes de aminoácidos naturais e nós seres humanos, temos a capacidade de sintetizar 80.000 apartir de inúmeras combinações entre estes aminoácidos.
Classificação
Os aminoácidos se classificam de diversas categorias de acordo com as suas características físico-químicas e nutricionais.
Do ponto de vista nutricional eles se dividem em três categorias:
* Especiais – sua síntese é inadequada no organismo animal,assim não satisfazendo a velocidade de utilização, necessária para ocrescimento e desenvolvimento natural. Portanto devem ser fornecidos através de alimentação;
* Condicionalmente essenciais - podem ser considerados essenciais para o organismo em determinado estado fisiológico de desenvolvimento (exemplo na infância ) ou condição clinica( exemplo bebes prematuros);
* Não essenciais – podem ser sintetizados pelo organismo em nível celular a partir de substanciasfornecidas ou não pela alimentação.

Função

O papel principal dos aminoácidos é a participação no processo de síntese de proteínas, mas alem desta função, quase todos exercem um papel especifico, por exemplo, o triptofano é precursor da vitamina Niacina, a argininha, a glicina e a metionina estão envolvidas na síntese de creatina, a tirosina é precursora da melanina, o fator determinanteda cor da pele, a histidina é essencial para a formação de histamina, causadora de vasodilatação no sistema circulatório. Sendo assim, cada um desempenha um papel único no organismo.

Um aminoácido é uma molécula orgânica que contém um grupo amina e um grupo carboxila. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre.
A forma mais importante dos aminoácidos, os alfa-aminoácidos, que formam asproteínas, tem, geralmente, como estrutura um carbono central (carbono alfa, quase sempre quiral) ao qual se ligam quatro grupos: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio e um substituinte característico de cada aminoácido.
Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando os peptídeos e as proteínas. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisamde aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.
Os aminoácidos alfa ( cerca de vinte ) são constituintes de todas as proteínas e peptídeos, portanto, de toda a matéria viva.
Todos os aminoácidos constituintes das proteínas são alfa aminoácidos. As proteínas são alfa-polímeros formados por alfa-aminoácidos. Para formar uma proteína énecessário uma cadeia com mais de 50 aminoácidos. Uma cadeia formada por dois alfa aminoácidos é um dipeptídeo, até 50 alfa-aminoácido um polipeptídeo.

Estrutura tridimensional
Aminoácidos apolares
Há um grupo de aminoácidos com cadeia laterais apolares. Desse grupo fazem parte a alanina, a glicina, a valina, a leucina, a isoleucina, aprolina, a fenilalanina, o triptofano e a metionina. Em várioselementos do grupo - isto é, a alanina, a valina, a leucina, e a isoleucina - a cadeia lateral é um grupo hidrocarboneto alifático. A prolina tem uma estrutura cíclica alifática e o nitrogênio está ligado a dois átomos decarbono. Na terminologia de química orgânica, o grupo amina da prolina é uma amina secundária. Em contraste os grupos aminade todos os outros aminoácidos são aminas primárias....
tracking img