Amidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOÃO PEDRO
PAULO RODRIGUES
PAMELA CORRADI
THAINÁ ARAÚJO
VICTOR HUGO












AMIDO.


Relatório para a disciplina de polímeros, requisitado ao 3ºL do curso Técnico em Química como requisito parcial para a competência.



















SÃO PAULO
2012


Sumário
1. Introdução. 3

2. O amido. 4

2.1.Polissacarídeo. 4

2.2. Amido na natureza. 5

2.3. Composição química do amido. 5

2.4. Amido de milho. 6

2.5. Amido de Mandioca. 7

2.6. Amido de Castanha. 7

2.7. Amido na Indústria 8

2.8. Utilização do Amido no Brasil. 9

2.9. Plásticos a base de Amido 9

2.10. Processos Industriais com Amido: 11

3. Técnicas de identificação do amido realizadas em aula. 13

3.1. Amido emsagu. 13

3.2. Teste de Identificação do Amido, com solução de tintura de Iodo: 17

4. Conclusão. 20

5. Referencias bibliográficas. 21




Introdução.

Amido é a substância de reserva para a maioria das plantas superiores e constitui fonte de energia essencial para muitos organismos, especialmente o homem. O amido é a substância que proporciona de 70 a 80% das caloriasconsumidas pelos seres humanos. As mais importantes fontes potenciais do amido são os grãos de cereais (40 a 90% do seu peso seco), legumes (30 a 70% do seu peso seco) e os tubérculos (65 a 85% do seu peso seco). O conhecimento da estrutura dos grânulos deste polímero é importante para o entendimento de suas propriedades físico-químicas, as quais determinam o seu comportamento nos mais diversosprocessos industriais.
As colheitas à base de amidos formam um importante constituinte na dieta humana e um grande número de alimentos consumidos pela população mundial origina deles. O amido é utilizado diretamente ou processado por meios químicos ou enzimáticos para originar vários produtos desta transformação. Dependendo da fonte botânica e da natureza, pode ser usado para fornecer textura, servircomo espessante, proteger os alimentos durante o processamento, entre outras funções. Assim, sua aplicação está diretamente ligada às suas propriedades físico-químicas pertinentes à sua fonte botânica.

O amido.



O amido está presente na maioria dos vegetais, com a função inicial de armazenar energia coletada pela fotossíntese. A principal razão para a conversão fotossintética deaçúcar em amido é que esta forma de armazenamento é vantajosa para a planta, pois a molécula de amido é insolúvel em soluções aquosas, à temperatura ambiente e, dessa maneira, não provoca alterações osmóticas, como o açúcar armazenado em grandes quantidades. Quando há a produção de amido este é empacotado em pequenos grânulos que variam de tamanho em função da fonte (mandioca, milho, batata,etc.). O grânulo de amido consiste de dois carboidratos principais: amilose e amilopectina. Ambos possuem alto peso molecular e primariamente ligações alfa 1- 4, porém, a amilopectina, para manter sua molécula ramificada liga-se, também, através da ligação alfa 1- 6. Várias estruturas das plantas são capazes de sintetizar amido, como a folha, o caule, raízes e grãos. No entanto, somente alguns vegetaispossuem a capacidade de sintetizar amido em quantidade suficiente para ser passível de extração comercial, são eles: tubérculos, raízes e grãos.

1 Polissacarídeo.

Os polissacarídeos são compostos formados pela união de centenas de monossacarídeos, por isso são considerados macromoléculas. Os três polissacarídeos mais conhecidos dos seres vivos são amido, glicogênio e celulose.
Aocontrário da glicose, os polissacarídeos dela derivados não possuem sabor doce, nem são solúveis em águas, o que é de grande importância para os seres vivos, pois desempenham função estrutural e armazenadora de energia.
[pic]
FIGURA 1: Molécula de Celulose
Principal polissacarídeo reconhecido.


2 Amido na natureza.

O amido é um carboidrato encontrado em abundância na natureza, só...
tracking img