Amido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMIDO
1. IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO A PARTIR DO LUGOL.
O iodo metálico presente no lugol se complexa com a cadeia de -amilose, a partir de dois gruposhidroxilas (OH) e dois hidrogênios (H). Esta reação permite identificar amido.
Coloque 5,0 mL de uma solução aquosa de amido a 5% em um tubo de ensaio. Adicione 2gotas da solução de lugol. Agite. Coloque em banho maria fervente e deixe aquecer por cinco minutos.
2. Hidrólise ácida do amido
Coloque 30, mL da solução deamido a 5 % em um erlenmeyer e adicione 30,0 mL de ácido clorídrico 2 mol.L-1. Coloque o erlenmeyer em banho-maria.
Enquanto isso numere 8 tubos de ensaio eadicione 5,0 mL de água destilada em cada um deles.
Ao iniciar a fervura do banho-maria, retire 2,0 mL da solução e transfira para o tubo 1 (mantendo oerlenmeyer no banho-maria). Após 2 minutos retire a segunda amostra (2,0 mL) e transfira para o tubo 2. Retire as alíquotas até o último tubo, mantendo o erlenmeyer embanho-maria durante as retiradas das amostras.
Ao término do procedimento acima descrito, adicione a cada tubo 2 gotas da solução de lugol. Observe. O queocorreu?
Neutralize todos os tubos com 8 ou 10 gotas de NaOH 6 mol/L, teste no primeiro tubo adicionando a base até o desaparecimento da coloração azul eadicione aos outros tubos a mesma quantidade de NaOH, agite vigorosamente todos os tubos.
A seguir adicione 2,0 mL da solução do reativo de Benedict, em cada umdos tubos, coloque-os em banho-maria por mais 2 minutos, retire-os com cuidado e observe a presença do precipitado marrom tijolo. Explique os resultados.
tracking img