Amido, surfactantes e fotofísica

5815 palavras 24 páginas
Capítulo 1

Amido composição, organização e aplicações

O termo amido é usado designar a mistura dois polissacarídeos, isto é, os polímeros compostos de moléculas de glicose, sintetizada por plantas como reserva de energia. O amido é armazenado abundantemente pelos tubérculos (por exemplo, batata), raízes (por exemplo, a batata doce), os grãos dos cereais (por exemplo, trigo, milho, cevada) e frutas. Em todos estes, o amido é encontrado na forma de grânulos microscópicos cujo tamanho, forma e as características são dependentes de sua origem botânica [1].

Economicamente, trata-se de um produto com alto valor agregado e de baixo custo na obtenção. É também um dos principais nutrientes da dieta humana sendo facilmente encontrado em diversos tipos de produtos alimentícios. Geralmente pode ser usado para realçar a textura e a viscosidade de uma larga variedade de produtos alimentícios. Entretanto, a indústria encontrou também muitas aplicações como adesivos, aditivos da indústria papeleira, estabilizadores e modificadores da viscosidade em pinturas e nos líquidos utilizados em perfuração de poços de petróleo [1,2].

Inúmeras outras utilizações podem ainda ser elencadas, como por exemplo, no processo de panificação é utilizado com o espessante, pode compor a formulação de colas para papéis e revestimentos, cola para tecidos. Em todos estes casos, as propriedades exploradas dizem respeito à primeira etapa de gelatização em meio aquoso. Este processo, que é induzido geralmente por aquecimento, envolve o rompimento das estruturas conformacionais dos grânulos do amido, causando o inchamento extensivo do polímero. O aumento na fração do volume dos grânulos do amido e a liberação dos polissacarídeos constituintes na solução conduzem a um aumento na viscosidade da suspensão, resultando então em uma pasta. Alguns estudos, sugerem que surfactantes são hábeis em afetar o processo de gelatinização e, com isto, as propriedades de inchamento do amido e as

Relacionados

  • produção de biodisel apartir do oleo de cozinha
    28329 palavras | 114 páginas
  • miolo
    180299 palavras | 722 páginas
  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas