Amido, surfactantes e fotofísica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1

Amido composição, organização e aplicações

O termo amido é usado designar a mistura dois polissacarídeos, isto é, os polímeros compostos de moléculas de glicose, sintetizada por plantas como reserva de energia. O amido é armazenado abundantemente pelos tubérculos (por exemplo, batata), raízes (por exemplo, a batata doce), os grãos dos cereais (por exemplo, trigo, milho,cevada) e frutas. Em todos estes, o amido é encontrado na forma de grânulos microscópicos cujo tamanho, forma e as características são dependentes de sua origem botânica [1].

Economicamente, trata-se de um produto com alto valor agregado e de baixo custo na obtenção. É também um dos principais nutrientes da dieta humana sendo facilmente encontrado em diversos tipos de produtos alimentícios.Geralmente pode ser usado para realçar a textura e a viscosidade de uma larga variedade de produtos alimentícios. Entretanto, a indústria encontrou também muitas aplicações como adesivos, aditivos da indústria papeleira, estabilizadores e modificadores da viscosidade em pinturas e nos líquidos utilizados em perfuração de poços de petróleo [1,2].

Inúmeras outras utilizações podem ainda serelencadas, como por exemplo, no processo de panificação é utilizado com o espessante, pode compor a formulação de colas para papéis e revestimentos, cola para tecidos. Em todos estes casos, as propriedades exploradas dizem respeito à primeira etapa de gelatização em meio aquoso. Este processo, que é induzido geralmente por aquecimento, envolve o rompimento das estruturas conformacionais dosgrânulos do amido, causando o inchamento extensivo do polímero. O aumento na fração do volume dos grânulos do amido e a liberação dos polissacarídeos constituintes na solução conduzem a um aumento na viscosidade da suspensão, resultando então em uma pasta. Alguns estudos, sugerem que surfactantes são hábeis em afetar o processo de gelatinização e, com isto, as propriedades de inchamento do amido e ascaracterísticas das pastas resultantes [3-6].

Devido a sua relevância em muitas aplicações alimento-relacionadas, a maioria das investigações concernidas com o efeito dos surfactantes no inchamento e nas propriedades adesivas amido envolveram o uso dos emulsificantes de grau alimentar, como por exemplo, monoglicerídeos de cadeia longa (C14-C18) e os ésteres de glicose [1-7]. Entretanto, emuma tentativa de avançar nos estudos dos mecanismos de interação envolvidos, surfactantes não-alimentares foram usados também em sitemas-modelo [5, 8, 9]. Apesar do número cada vez mais crescente em relação à utilização de biopolímeros em associação cooperativa com surfactantes, não foi encontrada, durante este estudo, estudos relacionados com a influência da estrutura química do surfactante noefeito sobre as propriedades de amidos. Isto é em parte devido à dificuldade em comparar resultados dos diferentes estudos realizados em relação i) a natureza do não-equilíbrio do processo de inchamento, ii) a diferente suceptividade dos amidos de distintas fontes botânicas e iii) o uso dos emulsificantes alimentícios, que são geralmente misturas de espécies com diferentes pesos moleculares. Estascomplicações têm retardado a compreensão dos mecanismos da interação envolvidos.

Nossa investigação teve por interesse somar informações em relação aos efeitos benéficos da associação de surfactantes com biopolímeros. Acreditamos ser possível contribuir para o avanço no que diz respeito à proposição de modelos que alavanquem a busca por aplicações diversas em relação aos biopolímeros. Demodo geral, os estudos envolveram a investigação das interações entre surfactantes não-iônicos e os polímeros de amido quando em solução aquosa. Não nos atentamos neste estudo, ao processo de gelatização, uma vez que o principal interesse de nosso grupo está no estudo físico-químico de soluções aquosas dos biopolímeros. Estudos sugeriram que era possível a interação de um dos componentes do amido...
tracking img