Luz e acúmulo de amido em folhas
* Folha de Coleus que recebeu luz solar:

* Depois, a mesma folha foi colocada num béquer contendo água fervente e logo após em uma solução fervente de álcool etílico, onde ocorreu sua despigmentação completa:

* A folha foi colocada em uma placa de Petri com a face abaxial para cima e tratada com algumas gotas de iodo:

A imagem mostra a presença de amido (partes escuras) em regiões clorofiladas em uma folha de Coleus.
1) Qual o papel da luz e dos cloroplastos na síntese do amido?
Os cloroplastos fazem a fotossíntese durante as horas de luz diurna. Os produtos da fotossíntese são usados diretamente pelas células fotossintetizantes para a biossíntese e são também convertidos em um açúcar de baixo peso molecular (normalmente sacarose), que é exportado para suprir as necessidades metabólicas das outras várias células não fotossintetizantes do vegetal. Alternativamente, os produtos podem ser armazenados na forma de um polissacarídeoosmoticamente inerte (normalmente amido), que é mantido disponível como fonte de açúcar para uso futuro.
2) Quais são as organelas celulares que acumulam amido? Explique.
 Os leucoplastos, que são plastídios que ocorrem em muitos tecidos epidermiais e internos que não se tornam verdes e fotossintetizantes. Eles são um pouco mais alargados do que os proplastídeos. Uma forma comum de leucoplasto é o amiloplasto, o qual acumula amido em tecidos de reserva. Em algumas plantas, tal como batatas, os amiloplastos podem crescer tanto que chegam ao tamanho médio das células animais. É importante emendar que os plastídios não são somente lugares para a fotossíntese e para o depósito de materiais de reserva. Os vegetais exploraram os seus plastídios na compartimentalização celular do metabolismo intermediário. Os plastídios produzem mais energia e força redutora (como ATP e NADPH) do que a planta pode utilizar em suas reações Biosintética.
3) Tecidos internos de um caule não [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Amido nos vegetais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Amido-Nos-Vegetais/894255.html

MLA

"Amido nos vegetais" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Amido-Nos-Vegetais/894255.html>.

MLA 7

"Amido nos vegetais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Amido-Nos-Vegetais/894255.html>.

CHICAGO

"Amido nos vegetais." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Amido-Nos-Vegetais/894255.html.