Amianto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Asbesto, também conhecido como Amianto, é uma designação comercial genérica para a variedade fibrosa de sais minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizada em vários produtos comerciais. Trata-se de um material com grande flexibilidade e resistências tênsil, química, térmica e elétrica muito elevadas e que além disso pode ser tecido.
O material é constituído por feixes de fibras.Estes feixes, por seu lado, são constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde.

Minerais Asbestiformes

Crisótilo (verde)


Tremolite asbestiformesobre moscovita

Os seis minerais asbestiformes pertencem a dois grupos principais:
 Grupo da serpentina
 Crisótilo
 Grupo das anfíbolas
 Crocidolite
 Amosite
 Antofilite asbestiforme
 Tremolite asbestiforme
 Actinolite asbestiforme
As fibras de crisótilo são enroladas enquanto que as fibras de asbesto de anfíbolas são cilíndricas.
Os vários minerais do grupo das anfíbolas diferemuns dos outros nos teores de cálcio, magnésio, sódio e ferro neles contidos. Tanto os minerais do grupo da serpentina como os do grupo das anfíbolas ocorrem em variedades fibrosas e não fibrosas, sendo as variedades fibrosas designadas asbesto. Têm sido identificadas variedades asbestiformes de várias outras anfíbolas.

Produção mundial de asbesto
Em 2005 a produção mundial de asbestorondou as 2500 toneladas, sobretudo de crisótilo, sendo os maiores produtores, em ordem decrescente: Rússia,China, Cazaquistão, Canadá e Brasil. O uso do amianto foi proibido em 52 países.
Embora vários países em desenvolvimento ainda permitam o uso e adotem limites de tolerância para o amianto, o Critério de Saúde Ambiental 203 do Programa de Segurança Química da Organização Mundial daSaúde de 1998 concluiu que “nenhum limite de tolerância foi identificado para os agentes carcinogênicos"; "que onde materiais substitutos para crisotila estiverem disponíveis, eles devem ser considerados para uso" e "que a exposição ao amianto crisotila aumenta os riscos de asbestose, câncer de pulmão e mesotelioma em função da dose”.

Propriedades
O asbesto é resistente ao calor até 1000 grause contra ácidos moderados e tem uma resistência à tração ainda maior que fios de aço com igual perfil. Em temperaturas acima dos 1200 graus °C, o asbesto transforma-se em Olivina e suas variedades.
Usos e aplicações
Usos na antiguidade
Usado na antiguidade em mechas de lanternas, a resistência do asbesto ao fogo é desde há muito aproveitada para uma variedade de propósitos. Foi utilizado emtecidos mortuários no antigo Egito bem como para fazer uma toalha de mesa para Carlos Magno, que de acordo com a lenda este atirou ao fogo para limpá-la.

Usos modernos
O asbesto foi utilizado em mais de 3000 produtos, havendo aplicações específicas para os diferentes tipos.

Grupo da Serpentina
O crisótilo é o mineral mais utilizado na produção de asbesto. As suas aplicações são inúmerasincluindo:
 telhas de fibrocimento (cerca de 85% do consumo mundial)
 revestimentos de travões e embreagens de automóveis
 revestimentos e coberturas de edifícios
 gessos e estuques
 revestimentos à prova de fogo
 vestimentas de proteção à prova de fogo

Grupo das Anfíbolas
 tubagens e coberturas de edifícios (misturado com cimento, fibrocimento)
 isolamentostérmicos e acústicos
 revestimentos de teto

Patologias Causadas Por Asbesto

Foto microscópica de fibras deantofilite
Já em 1898 o inspetor-chefe de fábricas no Reino Unido relatava ao parlamento no seu relatório anual os efeitos malignos do pó de asbesto. Nele afirmava que a natureza aguçada como vidro das partículas quando presente no ar em qualquer quantidade é nociva, como se deveria...
tracking img