Amianto e chumbo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupo de Ensino Luna Carrascosa Alcântara, 22/05/2010 Professora:Bruna Aluna: Deborah Brandão Souza; Turma: SS07

Questionário sobre filme Amianto e Chumbo Vital:

1- O que é Amianto?

R: O asbesto (da palavra grega ἀσβεστος, "indestrutível", "imortal", "inextinguível"), também conhecido como amianto (dogrego αμίαντος, puro, sem sujidade sem mácula[1]), é uma designação comercial genérica para a variedade fibrosa de seis minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizada em vários produtos comerciais. Trata-se de um material com grande flexibilidade e resistências tênsil, química, térmica e elétrica muito elevadas e que, além disso, pode ser tecido.

O material é constituído por feixes de fibras. Estesfeixes, por seu lado, são constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde.

2- Como eram realizados os trabalhos?

R: As empresas escondiam qualquer suspeita. Oíndice de quem trabalhava com amianto era 10x maior do que quem não trabalhava. As indústrias continuavam a produzir o amianto mesmo sabendo que ele era perigoso e as pessoas não eram alertadas sobre o perigo do contato e da inalação do amianto e com isso trabalhadores estabeleciam contato com o amianto sem nenhuma proteção.

Amianto em Carros 
Por muitas décadas, o amianto tem sido usado pelaindústria automóvel em pastilhas de freio e forros, revestimentos de embreagem, e juntas. Milhões destes produtos ainda permanecem nos veículos em uso hoje, o que representa um grave risco de exposição ao amianto para mecânicos de automóveis antigos e atuais em todo o país.
Amianto em fábricas de produtos químicos 
plantas químicas são conhecidas como plantas de processamento industrial que fabricam eprocessos químicos em grande escala. Estas plantas utilizam equipamentos especiais e tecnologia para produzir seus produtos, que muitas vezes podem criar ambientes de trabalho perigosos, com risco de incêndio ou de reações químicas perigosas. 
O asbesto foi utilizado em produtos que poderiam ser encontrados dentro e fora dos laboratórios de fábrica de produtos químicos. 
Os sintomas de doençasrelacionadas com o amianto podem levar muitos anos para se desenvolver. Devido a isto, os funcionários da fábrica de produtos químicos ainda estão sendo diagnosticados com doenças debilitantes mais de 30 anos após os avisos foram emitidos. 
Amianto na construção 
Durante o século 20, trabalhadores da construção civil de todos os tipos trabalhou com produtos que muitas vezes continham grandesquantidades de amianto. Esta substância natural foi reconhecida pelo seu fogo e resistente ao calor propriedades / isolamento e era um componente comum de uma vasta gama de diferentes materiais de construção até os avisos foram emitidos sobre seus perigos, em 1977. 

Mesmo que os perigos do amianto eram conhecidos como já nos anos 1930, milhares de trabalhadores da construção civil foramrepetidamente expostos a esta substância tóxica sem ser fornecidos equipamentos de segurança. No final do século 20, os resultados dessa exposição generalizada eram vistos como trabalhadores da construção civil e outras pessoas que trabalham com amianto começou a desenvolver doenças potencialmente fatais como a asbestose e uma rara, mas forma agressiva de câncer chamado mesotelioma.
em centrais...
tracking img