Americanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para muitos quando ouvem a palavra Freelancer, a primeira imagem que vem à cabeça é um rapaz novo, com o seu penteado fashion, uns belos óculos ao estilo Geek e ainda completando isso com um pijama ou mesmo uma roupa desportiva e prática para passar horas e horas na sua cadeira de trabalho. Mas a realidade é outra e em muitos casos o visual do Freelancer é totalmente o oposto. Contudo, quando sefala do mundo feminino, o Freelancer é levado com muito mais furor e mais atenção. Geralmente as mulheres são muito mais meticulosas e preocupadas com a sua imagem e esta perante os outros. Porém não é apenas no visual que o mundo masculino e feminino são muito diferentes, já que as mulheres ainda não são totalmente aceites como Freelancers e este artigo surge com o principal objectivo de deixarum pouco da minha experiência no mundo Freelancer como mulher.
A forma como são encaradas
Infelizmente quando se fala na junção entre o mundo feminino e o mundo de trabalho há sempre uma desconfiança ou mesmo um certo receio. A situação acaba por piorar no mundo Freelancer, e a justificação até é extremamente simples, já que enquanto se fala num trabalho dito normal há sempre uma supervisão porparte de alguém superior, no entanto no Freelance a pessoa trabalha de forma solitária, logo não está a ser “vigiada” para comprovar o seu trabalho. Mas se pensar bem, nem devia de haver qualquer tipo de receio de trabalhar com mulheres neste campo, já que as mulheres acabam por saber gerir muito bem o seu tempo e organizá-lo de forma a concluir os trabalhos no tempo previsto (não que os homens nãoo façam, simplesmente as mulheres são muito mais organizadas por natureza). Muitas vezes ouve-se expressões como “gosto dos seus trabalhos mas…”, mas… acabam por decidir trabalhar com outro Freelancer de qualidade igual ou até inferior simplesmente para poder trabalhar com um homem. Se não é pelo receio dos prazos de entrega, é pela qualidade do serviço, ou pelo contacto entre cliente eFreelancer, que nem sempre é fácil.
O contacto Freelancer <-> Cliente
O contacto entre os dois é feito exactamente igual nos dois mundos, ou pelo menos seria assim que deveria ser. Normalmente, quando os negócios são entre homens, a conversa flui, não há receios no tipo de linguagem usada ou por vezes até se inicia uma conversa muito agradável que culmina numa boa amizade. Agora, quando os doismundos se cruzam, em que como clientes está o sexo masculino, por vezes acaba por haver bastante receio de manter um bom diálogo, roçando o humor, por uma questão de cordialidade. Obviamente que isto não é regra e prova disso é a grande quantidade de amizades que fiz ao longo da minha carreira como Freelancer. É certo que na maioria dos casos o primeiro contacto foi deveras cauteloso, mas assim quetiver oportunidade deixei o cliente muito à vontade para conversar comigo sem qualquer tipo de receios. Uma das grandes desvantagens das mulheres é a falsa ideia que os clientes têm delas, isto é, quando iniciam uma conversa, tentam sempre tirar o máximo de informação possível para assim começarem a confiar, ou não, na sua pessoa e no seu trabalho. Falando um pouco de situações reais que já passei,facilmente se mostra o quanto os homens são desconfiados quando encontram uma mulher numa área que normalmente é dominada por eles. Por exemplo, vários contactos que recebi no último ano, principalmente na área de Design, começaram o seu contacto por “Consegue fazer isto?”. Vamos agora analisar a situação, a menos que seja alo realmente muito diferente do habitual ou que a Freelancer não tenhainserido na sua lista de serviços, parece-me uma pergunta muito desconfiada e desnecessária. Se uma Freelancer trabalha em Design Corporativo, tem o serviço de logótipos na sua lista e até exemplares no seu portfólio, porque razão o cliente sente necessidade de perguntar se somos capazes de elaborar um logótipo? Na minha opinião, total desconfiança e descrédito das qualidades da Freelancer.
A...
tracking img