America unida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
América unida

Nações Unidas:
América Latina planta e colhe divisões
Diego Cevá-los

México, 24/10/2006, (IPS) - As diferenças políticas que cruzam os governos da América Latina e do Caribeemergem por trás do processo de eleição, até agora frustrado, de um de seus representantes não-permanentes no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Guatemala e Venezuela querem oposto, que em janeiro será deixado vago pela Argentina. Os dois governos protagonizam uma encarniçada luta, iniciada na semana passada perante os 192 membros da Assembléia Geral. Após três dias e 35rodadas de votações sem conseguir eleger nenhum dos dois candidatos, os membros da Assembléia Geral voltarão a se reunir amanhã na sede da ONU em Nova York para nova tentativa.

Até agora, a Guatemalaé o país mais votado, mas nunca conseguiu alcançar o mínimo necessário de dois terços dos votos dos delegados presentes sem contar as abstenções. O governo guatemalteco considera “lógico” a Venezuelarenunciar à vaga, pois afirma que está em jogo sua luta “contra o império” (os Estados Unidos) que apóia a Guatemala. As divisões latino-americanas perante fóruns mundiais ficam evidentes com especialclareza desde 2005, quando houve uma dura disputa entre México e Chile pela secretaria-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), com cinco rodadas de votação empatadas.

No caso da OEA, oMéxico, que era apoiado por Washington, declinou finalmente de sua candidatura e deu lugar a um consenso em favor do governo de centro-esquerda do Chile, que era acompanhado por países com autoridadesdessa tendência ideológica e de esquerda. As diferenças voltaram a surgir em novembro passado na Cúpula das Américas, realizada em Mar del Plata, onde o ponto de discórdia foi o projeto da Área deLivre Comércio das Américas (Alca), impulsionado pelos Estados Unidos e que nesse encontro teve praticamente seu enterro definitivo.

A região da América Latina e do Caribe “está muito longe de ter...
tracking img