America latina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
America latina
Latina compreende todos os países do continente americano que falam espanhol, português ou francês, bem como outros idiomas derivados do latim. Compreende a quase totalidade daAmérica do Sul (exceto Guiana e Suriname, que são países germânicos), da América Central (exceto Belize) e alguns países do Caribe como Cuba, Haiti e República Dominicana. Da América do Norte, apenas oMéxico é considerado como parte da América Latina.

Os demais países americanos restantes tiveram colonização majoritariamente anglo-saxônica, com exceção do Québec, que é de colonização francesa(portanto, latina) e dos estados do sudoeste dos Estados Unidos, de colonização espanhola, além da Louisiana, que tem colonização francesa.

A América Latina engloba 21 países: Argentina, Bolívia, Brasil,Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ainda na AméricaLatina existem mais 11 territórios que não são independentes e portanto não podem ser considerados países.

A expressão América Latina teria sido cunhada pelo imperador francês Napoleão III, que citoua região e a Indochina como áreas de expansão da França na metade do século 19. Deve-se também observar que na mesma época foi criado o conceito de Europa Latina, que englobaria as regiões depredomínio de línguas românicas. Pesquisa sobre a expressão conduzem a Michel Chevalier, que mencionou o termo América Latina em 1836, durante missão diplomática feita aos Estados Unidos e ao México.

NosEstados Unidos, o termo não foi usado até o final do século 19, e só se tornou comum para designar a região ao sul daquele país já no início do século 20. Ao final da Segunda Guerra Mundial, a criaçãoda CEPAL consolidou o uso da expressão como sinônimo dos países menos desenvolvidos dos continentes americanos, e tem, em conseqüência, um significado mais próximo da economia e dos assuntos...
tracking img