America latina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMÉRICA LATINA: UM CONJUNTO DE REALIDADES DISTINTAS

É grande a diversidade étnica cultural da América Latina. Um conjunto de realidades muito variadas, que reúne países industrializados e países exportadores de matéria prima minerais e agrícola.
O conceito de América Latina
Surgiu a proposta de diferenciar essa parte do continente americano, marcada por diferentes níveis dedesenvolvimento econômico dos países que a constituem, a América Latina á a porção subdesenvolvida ou pobre do continente americano. Constituída por um conjunto de nações onde predomina os idiomas espanhol e português e a religião católica.
A ocupação europeia e a influencia dos Estados Unidos
O espaço latino-americano foi habitado durante muito tempo por povos indígenas. Os colonizadores europeus passaram adesenvolver atividades econômicas cujo principal objetivo era explorar os produtos que tinham um bom preço no mercado europeu.
Somente no inicio do século XIX, as colônias espanholas e portuguesa conseguiram sua independência politica. Depois do atentado de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos desviaram sua atenção e as suas tropas para os países árabes, suspeitos de abrigar terroristas.Uma região subdesenvolvida
América Latina, África, Sul e Sudeste da Ásia e Oriente Médio são as regiões mas pobres do planeta. Os países latino-americanos possuem em comum algumas características sócio econômicos que precisam ser superadas como:
* Enormes desigualdades sociais
* Grande desigualdade de renda e de oportunidades
* Dependência financeira de organismos internacionais
*Elevadas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo em grande parte desses países.
América Latina: uma divisão regional
Podemos dividir a América Latina em porções bem definidas geograficamente
* México
* América Central
* América do Sul
América Central
* O istmo – Formado por terrenos originados em era geológicas recentes, o istmo Centro-Americano é resultado dosoerguimento da placa do Caribe, ocorrido na era Quaternária.
* As Antilhas - As ilhas do Caribe, conhecidas como Antilhas, são constituídas por um arco montanhoso submarino, a maioria de origem vulcânica e cujo os cumes afloram à superfície. Podemos dividi-las em três conjuntos:
* Bahamas – antiga colônia inglesa, localizado próximo à península da Florida. As Bahamas são uma exceção do pontode vista geomorfológico.
* Grandes Antilhas – Fazem parte desse conjunto Cuba, Jamaica, a ilha Hispaniola, onde há dois países – Republica Dominicana e Haiti -, Porto Rico.
* Pequenas Antilhas – Agrupam em pequenas ilhas algumas ex-colônias francesas, britânicas e holandesas, como Santa Lúcia e Granada, e outras que ainda pertencem a esses países, como Martinica ( França) e Aruba(Holanda).
América do Sul
* Guianas – Dois países independentes ( Suriname e Guiana) e um departamento ultramarino francês (Guiana Francesa) ocupam o norte da América do Sul, assemelham-se mais com as ilhas do Caribe do que com os outros países do Sul-Americanos.
* Suriname – Ex-colônia Holandesa independente desde 1975, tem na agricultura e da extração da Bauxita, o principal minério dealumínio, sua base econômica.
* Guiana – Ex-colônia inglesa, independente desde 1966, tem sua economia baseada na agricultura (arroz, banana e cana-de-açucar)
América Andina
O traço definido dessa área é a cordilheira dos Andes, que se estende desde na direção norte-sul por toda a costa do continente. Esta é uma região muito rica em recursos minerais e fonte de energia.
São produtores de gêneroagrícola com boa colocação no mercado internacional.
América Platina
Drenada pelos rios Paraguai, Paraná e Uruguai, a planície é o elemento físico mais marcante dos países que compõem a América Platina: Argentina, Paraguai e Uruguai.
Apesar de ser o segundo menor pais em área da América do sul, o Uruguai apresenta característica de pais desenvolvido.
O trafico de drogas
O narcotráfico é um...
tracking img