America do norte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
América do Norte
A América do Norte era povoada por tribos indígenas, que estavam em diversos estágios de evolução social, e viviam por toda a América do Norte. Dentre elas a cultura esquimó deve ser destacada, devido ao rigor do clima que enfrentavam para sobreviver. Indígenas da Flórida atual, sul do Texas e Lousiana mantinham algum contato com civilizações mais avançadas como maias, porexemplo.
A Colonização
A colonização da Europa para a América do Norte se deu pela procura das Índias Orientais, pois se acreditava que lá havia muitas especiarias, e assim seria possível enriquecer com esse comércio. Mas o que os descobridores viriam a encontrar foram as Índias Ocidentais.
Noruegueses, partindo da Groenlândia, sob comando de Leif Ericson, estiveram em Vinland, provavelmente em 1000d.C. Na era dos descobrimentos, os primeiros europeus a atingir a América do Norte foram os espanhóis que chegaram a algumas ilhas da América Central e depois iniciaram viagens de descorta de território para o continente, primeiramente no que hoje é a Flórida e depois no resto do continente
A América do Norte está localizada no extremo norte das Américas, é composta por apenas três países:Estados Unidos, Canadá e México, além de territórios de domínios europeus, como a Groenlândia (pertencente ao Reino da Dinamarca, com representação no parlamento) e Bermudas (dependência britânica). Os dois primeiros são os únicos do continente americano que estão inseridos no grupo dos países mais importantes político e economicamente, especialmente os Estados Unidos, que possui a condição de maiorpotência mundial, já o México configura-se como um país em desenvolvimento, ou seja, emergente.


América Central

A América Central (em espanhol: América Central, Centroamérica) é a região do mundo limitada ao norte pela Península de Iucatã, no México e ao sul pela Colômbia, limitando a Oeste com o Oceano Pacífico e a Leste com o Oceano Atlântico. Apesar de considerada um dos subcontinentes daAmérica, esta região localiza-se numa placa tectónica própria: a Placa Caribeana. Assim, é formada pela faixa central do continente americano compreendendo os Estados soberanos ístmicos e antilhanos mais as dependências situadas no mar do Caribe (ou mar das Caraíbas).
Existem montanhas ao longo de toda a região, sendo que as situadas ao sul são uma continuação dos Andes; a mais alta é a do monteTajumulco na Guatemala com 4.220 metros de altitude. A maioria é vulcânica, pois a região fica numa junção entre uma placa de crosta e uma perigosa zona de terremotos. Os dois grandes lagos da Nicarágua interrompem a cadeia. O clima é tropical, embora acima de 760m a temperatura seja mais amena e haja o cultivo do café. Cria-se gado, especialmente em Honduras. Nos outros lugares a cinza vulcânicafertilizou a terra possibilitando a lavoura de bananas, cana-de-açúcar, milho e frutas. As montanhas do Pacífico descem íngremes em direção à costa, enquanto na direção do norte e do leste, na península de Yucatan e nas planícies costeiras, descem suavemente em direção ao mar. No leste a chuva é pesada; os rios trazem grandes quantidades de limo e há uma floresta densa atrás dos mangues daspraias. A região possui grandes depósitos de petróleo e gás, assim como de prata e ouro.
Foi povoada por diversos grupos aborígenes quando os primeiros europeus fizeram contato, no começo do século XVI, e sua colonização foi iniciada a partir das colônias caribenhas de Hispaniola e Cuba. De 1535 a 1810 a América Central, com exceção do Panamá, fez parte do Vice-Reino da Nova Espanha e ficou sobjurisdição do vice-rei na Cidade do México.
Com a independência dos países da América Central Ístmica da Espanha, em 1821, a maior parte da área foi anexada até 1822 ao Império Mexicano de Augustín de Iturbide. De 1823 a 1838 tentou uma confederação política, a União das Províncias da América Central (Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador), mas esta foi derrubada pela rivalidade...
tracking img