America afro-latina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A partir de 1775, uma onda de revoluções envolveu o mundo atlântico. Começou na América do Norte, com a Revolução Americana (1776-1783),arrastando-se para a Europa com a RevoluçãoFrancesa(1789-1799) e retornando às Américas com a revolução dos escravos do Haiti (1791-1804). O caso dos Estados Unidos mostrou como uma sociedade do Novo Mundo poderia se libertar dos grilhões do domínio coloniale construir um novo sistema político fundamentado nos princípios da soberania nacional e do republicanismo liberal.” (p.83).
“O Haiti também era a sociedade mais diretamente comparável àquelas dasAméricas espanhola e portuguesa: uma colônia de plantation tropical regida por uma monarquia absolutista dos Bourbons, fundamentada na escravidão africana e governada pelas leis de castasfundamentais em grande parte naquelas da América Latina. O conhecimento da experiência haitiana foi amplamente difundido em toda a América Latina, entre as elites, as camadas populares e os escravos.
Para asclasses dominantes de todo o hemisfério, as lições a serem extraídas do Haiti eram óbvias: em qualquer lugar onde grandes populações de não-brancos viviam sob condições de trabalho forçado, arevolução política podia se transformar muito facilmente em revolução social.
Os movimentos de independências hispano-americana não se originaram nos principais centros de trabalho forçado africanos eindígenas, mas nas periferias, onde havia mais mestiços que indígenas ou brancos, além de mais negros e mulatos livres que escravos.” (p.84).

“Para os escravos de todas as Américas, a independêncianacional e a escravidão eram conceitos mutuamente exclusivos. Para eles, estava bem claro que as nações que haviam lutado e sofrido pela liberdade não podiam agora negar esse direito a seus escravos.Em 1818, quando o vice-rei espanhol no Peru esperava a invasão da colônia por forças rebeldes concentradas no Chile, ele informou a seus superiores em Madri que a população escrava local estava...
tracking img