amebiase

Páginas: 15 (3703 palavras) Publicado: 4 de março de 2015


Computação Gráfica para Cinema 3D












Resumo

O presente artigo aborda a computação gráfica. Tem por objetivo apresentar esta tecnologia, visando focar no uso da mesma para cinema 3D. São abordados neste trabalho os principais assuntos a cerca do tema, mostrando como se deu a evolução tecnológica até esta se chegar e esta dimensão.




Palavras-chave: Geração deImagens, Interface, Animações.













Foz do Iguaçu – PR
2013
1. Introdução
Apesar dos diferentes conceitos que a palavra imagem pode ter, quando se fala em imagem associa-se de imediato a uma representação de um objeto ou um conjunto de objetos, visíveis numa forma estática ou em movimento. Essa imagem pode ser real ou virtual, conforme ela representa ou não uma situaçãoreal existente à nossa volta. É evidente que também se pode falar da imagem que se tem de uma pessoa ou situação, e que no fundo representa a ideia que se tem dessa pessoa ou situação.
Em qualquer dos casos a imagem é sempre composta por um conjunto de informação que a compõe e que depois de lida e sintetizada, pelo homem ou por uma máquina e produz um efeito, resultado do tratamento dessainformação que lhe está associada.
A utilização da imagem e do seu tratamento é atualmente usada em variados campos. Ao impulso inicial dado pela indústria de guerra americana, seguem-se aplicações em quase todas as áreas da atividade humana. As mais visíveis são sem duvida o setor de Lazer através dos jogos de computador e do cinema.
Explica Bertoloti (2013) que imagem digital é umarepresentação estereoscópica de duas dimensões que usa uma codificação binária para processamento, visualização, impressão, reprodução e armazenamento de imagens através de equipamentos eletrônicos.
No cinema 3D as imagens estereoscópicas são captadas em dois ângulos diferentes e alinhadas horizontalmente, simulando uma visão de acordo com o ângulo de visão de cada olho.
Conhecer como funciona odesenvolvimento dessas imagens constitui o objetivo geral de deste artigo que traz como tema computação gráfica para cinema 3D.
2. História da Computação Gráfica
As primeiras técnicas envolvendo conceitos de computação gráfica começaram a ser usados e se desenvolver em tempos bem antigos. Teorias como a formulação inicial da geometria( Euclides 300AC); a criação e noção da perspectivavisual(Brunelleschi, Séc.XV); a formulação da geometria analítica e os sistemas de coordenadas 2D e 32D ( Descartes, Séc.XVII); a invenção das matrizes e da notação matricial, muito usado nesta área (Sylvester, Séc. XIX); o desenvolvimento da tecnologia dos tubos de raios catódicos, que se usa hoje ainda nas telas de computadores e na televisão, dois dos equipamentos fundamentais para a visualização da imagem(1885); a construção da primeira televisão (Baird, 1926);e evolução da industria cinematográfica que se dá a partir de 1927; a construção do primeiro computador (P. e W. Mauchly, 1930); o aparecimento da televisão a cores(Valensi,1938); são contributos decisivos para o que é hoje este fenômeno da Computação Gráfica.(BORTOLOTI, 2013).
Na década de 50 surge no âmbito de dois projetos militaresnorte-americanos, o primeiro simulador de vôo, apoiado no primeiro computador a possuir recursos de visualização gráfica e o primeiro sistema de defesa aéreo contra ataques nucleares (SAGE) (BORTOLOTI, 2013)
De acordo com Bertoldi, (2013) aqui começam a ter um papel importante algumas universidades americanas, que começam a ter acesso aos computadores que praticamente só existiam no âmbito militar, ecomeça a investigação e o desenvolvimento de aplicações, lançando-se assim as bases que iriam conduzir ao aparecimento da Computação Gráfica, termo utilizado por W.Fetter da Boeing.
É na década de 60, com o aparecimento de novos computadores no mercado, com maiores capacidades de processamento dos dados, é criado em 1961 o primeiro jogo de computador, o Spacewars, e os primeiros efeitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • amebíase
  • amebíase
  • Amebíase
  • Amebíase
  • AMEBIASE
  • Amebíase
  • Amebiase
  • Amebiase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!