Ambiguidades presentes nas piadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBIGUIDADES PRESENTES NAS PIADAS


CLARISSA MARIA GOMES MOTA*
FRANCISCA MARIANA CARDOSO COSTA**

RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de identificar os elementos que tornam uma piada com duplos sentidos, ou seja, piadas que possuem ambiguidades. As ambiguidades semânticas são expressões cuja interpretação remete a mais de um sentido; são flexibilidades da sintaxe exploradas para produzirefeitos semânticos. A semântica estuda o significado das palavras, pois conhecer o significado das palavras é importante, porque só assim o falante ou escritor será capaz de selecionar a palavra certa para construir a sua mensagem. Este artigo iniciou-se a partir da curiosidade de saber o porquê das piadas produzirem um duplo sentido nas palavras, com o incentivo da disciplina de Semântica deLíngua Portuguesa com orientação da professora Leonildes, com algumas fundamentações teóricas como Possenti (1998), Kassandra e algumas outras teorias. O trabalho levanta algumas questões dos elementos ambíguos presentes nas respectivas piadas que produzem o humor.

PALAVRAS – CHAVE: Semântica, Ambiguidade, Piada.







1. Introdução
As piadas decorrem em uma breve história, no qual seuobjetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouvi ou lê, e isso vai depender do senso de humor de cada individuo porque o que pode ser engraçado para um pode não ser para o outro. É um recurso humorístico utilizado na comédia e também na vida cotidiana.
Uma das maiores fontes humorísticas da língua é a ambiguidade, ou o conhecido duplo sentido. A má colocação das palavras em uma frase e ouso de palavras com mais de um significado são as formas mais utilizadas para provocar esse duplo sentido e, consequentemente, o riso.
"O que não pode faltar é um elemento que carreie uma ambiguidade relevante para o fulcro da piada" (...) O riso decorre do fato de que há uma passagem do texto que parece ter uma interpretação óbvia e, de repente, decobre-se que logo ela pode ter uma outra aindamais óbvia." (POSSENTI, p.45, 1998)

2. Ambiguidade Semântica
A ambiguidade pode ser entendida como a possibilidade de uma palavra ou grupo de palavras possuírem mais de um significado, podendo, dessa forma, ser compreendida de diversas maneiras por um receptor.
Na ambiguidade, a opção por um dos sentidos possíveis é uma questão que não pode ser decidida. Ela pode ocorrer por lapso ou porintenção.
É muito comum vermos nos enunciados humorísticos, como nas piadas, há presença constante da ambiguidade. Ela enriquece e possibilita ao ouvinte uma dupla interpretação do enunciado, além de proporcionar uma boa dose de humor.
A ambiguidade semântica pode está presente das seguintes formas:
• Gerada por termos polissêmicos. Ocorre quando os dois sentidos desse termo são pertinentes nocontexto.
• O signo pode ser tomado como significante ou como significado, ou seja, pode haver uso ou menção. Nos dois casos o sentido é pertinente.
• Tanto o sentido imediato como o figurado são pertinentes.
• O termo tem duas conotações diferentes, cada uma levando a uma possibilidade de interpretação pertinente.
• Trocadilhos. Alguns são ambíguos.
• Tropos de semântica aberta podem criarambiguidades.

3. A piada e seu foco central: o riso
As piadas já foram alvo de estudos científicos. Um bom exemplo é "O chiste e sua relação com o inconsciente", um estudo produzido pelo psicanalista Sigmund Freud. O "pai da psicanálise", que dividiu as piadas em duas categorias básicas: As "ingênuas", que utilizam jogos de palavras e os "chistes tendenciosos", que possuem um lado erótico e (ou)preconceituoso. Enquanto na primeira o humor não estaria no conteúdo, mas na surpresa do trocadilho, na segunda o riso seria provocado pela "aversão às diferenças ou pela zombaria de estereótipos".
A maior parte das piadas contém dois componentes: uma introdução genérica e um final surpreendente, que entra em choque com o desenvolvimento. O nível de surpresa do final se modifica de acordo...
tracking img