Ambiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema sociotecnológico em

bases de dados científicos



Resumo — A ciência é um sistema que tem como um de seus subsistemas a publicação científica. O salto científico-tecnológico e crescente complexidade do conhecimento traz desafios à recuperação da informação científica. O problema da ambiguidade da terminologia gera desperdício de recursos. Textos semanticamentes marcados pelacomundade científica têm o potencial de dimnuir a ambiguidade melhorando os resultados por meio da colaboração entre agentes artificiais e agentes humanos. Este trabalho apresenta um modelo teórico de sistema sociotecnológico baseado no modelo CESM (composition-environment-structure-mechanism) de Bunge [12] e em diagramas de Boudon-Coleman. O sistema representado tem a finalidade de minimizar oproblema da ambiguidade na recuperação da informação em bases de dados de publicações científicas.
.



Palavras-chave— Sistemas de Informação, Sistemas Sociotecnológicos, Modelagem Sistêmica, Informação Científica.


INTRODUÇÃO

A ciência é um sistema que tem como um de seus subsistemas, a comunicação científica, processo pelo qual os achados científicos e novas teorias sãocompartilhados gerando evolução do conhecimento [9], [10], [11] .
Para tal, a informação científica deve ser publicada, classificada e indexada por metadados a fim de permitir a recuperação precisa. No período de grande evolução científico-tecnológico atual lidar com a informação científica é um desafio, entretanto, como relata Price [5] o problema não é novo:




[...] ao longo do curso daproliferação das revistas científicas tornou-se evidente, por volta de 1830, que o processo havia alcançado um ponto absurdo: cientista algum podia ler todos os periódicos ou manter-se suficientemente a par de todos os trabalhos que tivessem relevância para seus próprios estudos.




Côrtez [13] afirma que a partir do século XV, verificou-se a necessidade de meios confiáveis de difusão doconhecimento científico. São criados, então, os periódicos científicos que se proliferam a ponto de se tornar um novo problema devido ao excesso de informação disponível. No século XX, o problema encontra uma solução parcial com o desenvolvimento das bases de dados de periódicos científicos que tem como objetivo o armazenamento e a recuperação da informação.
Com o salto tecnológico da era atual,o conhecimento científico ganha impulso e se torna maior o desafio de elaborar sistemas de recuperação da informação científica com precisão. Um dos problemas é a ambiguidade da terminologia em grandes bases de dados. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) por si só ainda não resolvem integralmente o problema, apresentando taxas significativas de erro na recuperação da informação emdecorrência da imprecisão na compreensão semântica de textos, tornando necessária a atuação de agentes humanos. A prática corrente é que as bases de dados científicos façam uso de técnicas manuais de indexação e classificação da informação como tesauros e vocabulários controlados mantidos por especialistas em informação, como bibliotecários. Entretanto, a complexidade crescente do conhecimento e dalinguagem científica demandam a colaboração de especialistas na área de conhecimento. Mons [2] sugere que a comunidade científica colabore na classificação semântica da informação nas bases de dados científicas por meio de tags adicionadas aos trabalhos científicos já publicados de modo a melhorar a precisão na recuperação da informação científica. A ideia apresentada pelo autor se relaciona como conceito de sistemas sociotecnológicos que têm como característica envolver a colaboração dinâmica entre agentes humanos e agentes artificiais gerando a auto-organização sistêmica [4], [6], [7].
Este trabalho apresenta um modelo teórico de sistema sociotecnológico baseado no modelo CESM e em diagramas de Boudon-Coleman [12] com a finalidade de minimizar a ambiguidade na informação...
tracking img