Ambiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBIGUIDADE
Em termos gerais, a palavra ambiguidade traduz a ocorrência de mais do que um sentido em palavras, frases, proposições ou textos. Geralmente é provocada pela má organização das palavrasna frase. A ambiguidade é um caso especial de polissemia, a possibilidade de uma palavra apresentar vários sentidos em um contexto.
Exemplos:
* "Onde está a vaca da sua avó?" (Que vaca? A avó oua vaca criada pela avó?)
* "Onde está a piranha da sua mãe?" (Que piranha? A mãe ou a piranha criada pela mãe?)
* "Este líder dirigiu bem sua nação"("Sua"? Nação da 2ª ou 3ª pessoa (o líder)?)* "Antes ele andava de Lotação, hoje não anda mais"("Não anda porque"? ficou aleijado ou porque Lotação não leva deficiente físico?).

Obs 1: O pronome possessivo "seu(ua)(s)" gera muitaconfusão por ser geralmente associado ao receptor da mensagem.
Obs 2: A preposição "como" também gera confusão com o verbo "comer" na 1ª pessoa do singular.
A ambiguidade normalmente é indesejável nacomunicação unidirecional, em particular na escrita, pois nem sempre é possível contactar o emissor da mensagem para questioná-lo sobre sua intenção comunicativa original e assim obter a interpretaçãocorreta da mensagem.

AMBIGÜIDADE COMO RECURSO ESTILÍSTICO

Em certos casos, a ambigüidade pode se transformar num importante recurso estilístico na construção do sentido do texto. O apelo a esserecurso pode ser fundamental para provocar o efeito polissêmico do texto. Os textos literários, de maneira geral (como romances, poemas ou crônicas), são textos com predomínio da linguagem conotativa(figurada). Nesse caso, o caráter metafórico pode derivar do emprego deliberado da ambigüidade. 
PS: não achei exemplos legais pra ambigüidade como recurso estilístico. Se você achar alguns aí coloca...Eu peguei algumas coisas do livro e da internet e resumi bastante pra não ficar muita coisa pra você escrever mas se você quiser acrescentar mais coisas pode acrescentar!

(fonte Vestibular...
tracking img