Ambiguidade em propagandas da horti fruit

2832 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS

BHARBARA BONELLE DE SOUSA
CECÍLIA DE SANTANA GABRIEL
GEANE TEODORO DAMASCENO
NAARA CARVALHO
THAIS SOSSAI FREITAS

AMBIGUIDADE NA PROPAGANDA DO HORTIFRUTI
‘’REVISTA CASCAS’’

VITÓRIA
2013

BHARBARA BONELLE DE SOUSA
CECÍLIA DE SANTANA GABRIEL
GEANE TEODORO DAMASCENO
NAARA CARVALHO
THAIS SOSSAI FREITAS

AMBIGUIDADE NA PROPAGANDA DO HORTIFRUTI
‘’REVISTA CASCAS’’

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa do Departamento de Línguas e Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para aprovação na disciplina

Orientador: Prof. Dr.

VITÓRIA
2013

1 INTRODUÇÃO
Ambiguidade é quando se dá a duplicidade de sentido, seja de uma palavra, expressão ou imagem. Mattoso Câmara (1986) apresenta a seguinte definição de ambiguidade: “Circunstância de uma comunicação linguística se prestar a mais de uma interpretação;”. Esse fenômeno ocorre, analisando-se de um modo amplo, da dupla interpretação de uma mensagem e pode acontecer por vários fatores: problemas lexicais, sintáticos ou de forma intencional.

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
Deter-nos-emos a discorrer sobre ambiguidade intencional, presente nas propagandas do mercado Hortifruti. Esse tipo de ambiguidade advém como um recurso para deixar a mensagem direta, atraente e divertida para o consumidor além de levá-lo a um propósito: comprar o que é anunciado. E essa é a função da mensagem publicitária: criar um mundo ideologicamente perfeito com a contribuição do produto anunciado. É válido observar que a duplicidade presente nessas propagandas pode ser desfeita, sem maiores problemas, pelo consumidor.

1.2 JUSTIFICATIVA
Escolhemos a ambiguidade pelo amplo

Relacionados