Ambiguidade em propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBIGUIDADE EM PROPAGANDA


Diego Moura Santos[1]
Priscila Cristina Janeiro
Orientador (a): Giovana Ilíada Giacomini


RESUMO: Este artigo aborda inicialmente a definição de semântica considerada a ciência que tem o objetivo de estudar as significações das palavras, dentre elas a ambigüidade que é ummecanismo responsável pela criação dos sentidos implícitos em um texto, como por exemplo, a propaganda, o meio específico de apresentar uma informação. Servimos de alguns exemplos de propagandas obtidos de outdoors, revistas, e jornais para possibilitar uma análise e termos a percepção que a ambigüidade não é um “erro” como afirma alguns estudiosos da gramática normativa, contudo, há contradiçõessobre essa afirmação, como por exemplo, no caso da propaganda, esse recurso é utilizado de modo a persuadir o consumidor. Por isso, é necessário reconhecer a ambigüidade como um recurso positivo da língua que busca atingir os objetivos por um retorno do consumidor.

Palavras-Chave: Semântica. Ambiguidade. Propaganda.

ABSTRACT: This article first presents the definition of semantics tocosidered the science that has the objective to study the means of the words, amongst them the ambiguity that is a responsible mechanism for the creation of the implicit senses in a text, as for example, the advertising, the specific way to present information. It’s served of some examples of advertising gotten of outdoors, magazines, and newspapers to make possible an analysis and having theperception that the ambiguity is not a “mistake” as it affirms some studious of the normative grammar, however, there are contradictions about to this affirmation, as for example, in the case of the advertising, this resource is used in order to persuade the consumer. Then it is necessary to recognize the ambiguity as a positive resource of the language that it searchs to reach the objectives for areturn of the consumer.

Key-Words: Semantics. Ambiguity. Advertising.






INTRODUÇÃO

Em uma sociedade capitalista como a que vivemos, o consumismo é uma de suas características principais. Dessa forma, o discurso publicitário é um tipo de texto muito comum no dia-a-dia, já que tem como objetivo promover algum produto ou ideia de forma a persuadir as pessoas a consumirem oua aderirem ao produto de alguma forma.
Para se destacar e assim atingir o seu fim, as propagandas são elaboradas usando alguns recursos linguísticos que promovem a persuasão. Um deles é a ambiguidade que, em síntese, pode ser definida como o duplo sentido de palavras, expressões, orações.
Este trabalho tem por finalidade, portanto, analisar como o recurso da ambiguidade que éutilizado em textos publicitários e o efeito de sentido que tal uso busca transmitir ao interlocutor. Para isso, foi selecionada uma amostragem de sete propagandas nas quais há palavras, expressões ou frases ambíguas e foram analisadas uma a uma, de forma a explicitar o uso da ambiguidade.


PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

A semântica, do grego σημαντικός, derivado de sema, sinal, é a área do conhecimentoque estuda o significado. Esse termo foi utilizado pela primeira vez por Michel Breal em uma revista de estudos clássicos, no ano de 1983. Ele definiu a semântica como a ciência que tem como foco analisar as “significações” (BREAL apud, MARQUES, 2003, p.33). Com o tempo, vários estudos foram realizados nessa área, o que fez com que ela fosse subdividida em subáreas. Assim, podemos dizer que hádiferentes semânticas, como a da enunciação ou argumentativa, a cognitiva, a formal. O que muda entre elas é o enfoque dado, já que o fenômeno estudado é o mesmo. (SEMÂNTICA, portal Wikipedia).
Um dos recursos semânticos, ou seja, de significação é o denominado “ambiguidade”, objeto de nosso estudo. De acordo com Massud Moisés (2004), ela pode ser entendida como um defeito de construção:...
tracking img