Ambientes deposionais

1091 palavras 5 páginas
1 AMBIENTE DESÉRTICO
Definição: Os desertos são ambientes onde a taxa de evaporação potencial ultrapassa a taxa de precipitação pluviométrica, o agente geológico mais importante que provoca sua erosão e sedimentação é o vento, pois esse origina flutuações de vento e temperatura, podendo ser diária ou sazonalmente, e a existência de desertos quentes em áreas subtropicais se deve ao fato justamente ao seu sistema de ventos. Esses ambientes também exibem agrupamento de depósitos grosseiros (cascalhos e areia), que recebe o nome de serir originado a partir da retirada de dos sedimentos finos (silte e areia fina), provocado pela ação do vento. E se formam em lugares que apresentam superfícies angulares, como as áreas interdunais. Os depósitos mais importantes de areias eólicas são os lençóis de areia que possuem amplas extensões de material arenoso e granulação heterogênia. E as dunas de areia que possuem os aspectos mais impressionantes e mais importantes entre os depósitos arenosos de um ambiente desértico. As dunas ainda podem possuir diferentes formas classificadas como barcanas, transversais, parabólicas, seif, estreladas, dômicas e reversas. Sendo que a barcana e a seif são as mais importantes.
Uma característica desse tipo de ambiente é que os depósitos de areias e arenitos com estratificações cruzadas bem desenvolvidas com fortes ângulos de mergulho (de 30 a 34 graus) encontram-se localmente em camadas horizontais, os grãos de quartzo de areias e arenitos eólicos caracterizam-se pelo brilho fosco e cor avermelhada.
Exemplos: Podemos encontrar vários resistros de ambientes desérticos de diferentes idades geológicas pelo mundo, como o Arenito Navajo (jurássico) do platô do Colorado, E.U.A, o Arenito Botucatu na bacia do Paraná, Brasil (cretáceo), na Inglaterra temos depósitos desérticos do permiano e os arenitos do cambriano inferior da Suécia.
2 AMBIENTE GLACIAL
Definição: Os ambientes glaciais se encontram basicamente nos polos Norte e sul, e em áreas

Relacionados

  • 000474777
    45007 palavras | 181 páginas