Ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DA ÁGUA



ÍNDICE
Conteúdo
Introdução 2
ÁGUA – Elemento fundamental à vida 3
Ciclo da Água 4
Poluição da Água 5
Águas Residuais 6
Qualidade da Água 7
Características 7
Recursos Hídricos 8
Que podemos fazer para poupar água? 9
O autoclismo 9
O banho 9
Os lavatórios 9
A máquina de lavar roupa 10
A máquina de lavar louça 10
A limpeza do lar 10
A lavagem do carro 10Conclusão 11




Introdução




A sociedade vem experimentando nos últimos anos alterações significativas alterações
nos seus níveis de vida, tendo associado mudanças na percepção de determinados valores.
A gestão integrada de recursos naturais, onde a água desempenha um papel
preponderante, constitui, necessariamente, um enorme desafio às estruturas institucionais existentes,obrigando-as a repensar objectivos e modelos administrativos que incorporem estes desígnios de gestão integrada.

Nos dias que correm a água assume um papel vital para a humanidade. Perante os actuais problemas de escassez de água, deparamo-nos com a necessidade de reescrever a mentalidade de actuação perante a utilização deste bem que cada vez mais se torna mais precioso.
Neste trabalhopretende-se alertar para a temática da água, apresentar questões teóricas, alguns conceitos de poupança e sensibilizar a sociedade para o uso racional da água.




ÁGUA – Elemento fundamental à vida



A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água.
Concorda-se que a ingestão de água potável é um dos maisimportantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o líquido universal, auxilia na prevenção das doenças e proteção do organismo contra o envelhecimento.

Porém, há um grande desperdício deste recurso natural, além do seu uso ser destinado principalmente para as atividades económicas.
Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usadopara o consumo humano.

Ciclo da Água


A água renova-se num ciclo permanente e inalterável. A água dos oceanos e das plantas, aquecida pelo sol, evapora-se. O vapor da água, condensa-se em altitude formando nuvens.

Empurradas pelo vento e arrefecidas pelo contacto das massas de ar frio, as nuvens descarregam na Terra a água que contêm sob a forma de precipitações (chuva, neve, granizo).Quando o solo é impermeável, a água escorre à sua superfície, formando
rios e ribeiras que desaguam no mar, ao contrário e quando o solo é
permeável, a água infiltra-se e forma então os lençóis freáticos.
A água não é um recurso inesgotável. Os homens e as suas actividades estão a poluir cada vez mais a água. A água dos oceanos, dos mares, dos lagos e dos rios evapora-se constantemente antesde voltar a cair sobre a Terra, sob a forma de chuva.

Este ciclo contínuo permite renovar a massa de água utilizável, mas não a aumenta. Com a poluição a agravar-se, é necessário tratar cada vez mais a água, com técnicas sofisticadas, para a tornar potável, o que por sua vez significa um custo acrescido.

Poluição da Água


A água é componente vital no sistema de sustentação da vida naTerra e por isso deve ser preservada, mas nem sempre isso acontece.
A sua poluição impede a sobrevivência dos seres vivos, causando também
graves consequências aos seres humanos.

A poluição da água indica que um ou mais dos seus usos foram indevidamente realizados, podendo atingir o homem de forma directa, pois é usada para múltiplos fins, e, principalmente, para a preparação dos alimentos ecriação de animais e plantas.

Além disso, é usada no abastecimento das nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações.

Por isso, a água deve ser inodora, insípida e incolor, e estar isenta de
microorganismos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde a captação nas origens até à sua entrada nos sistemas de distribuição, e de seguida nas...
tracking img