Ambiente organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Identifique e conceitue os tipos de poder presentes na Usiminas.

Presidente Rinaldo Soares exercia alternadamente os poderes:

Poder de Referência, aquele vinculado à capacidade de mobilizar as pessoas a partir de características próprias de comunicação e empatia, e também a partir da mobilização de suas emoções, pois mesmo após sua saída da empresa, continuava mantendo ligação estreitacom os funcionários, participando do conselho da empresa como representante da caixa de previdência dos empregados.
Poder de Recompensa, aquele vinculado à possibilidade de conceder pequenos benefícios lícitos aos mais próximos ou leais, entretanto quando usado como forma de premiar aqueles que possuem mais afinidade pessoal independente da performace profissional, passa a ser visto comofavorecimento, demonstrado quando instaurara uma cultura impregnada pelo paternalismo nas relações entre funcionários e chefia, exemplificado também no resultado da pesquisa de opinião entre os funcionários em que se revelou a insatisfação (apenas 32% consideram justos os critérios de avaliação de desempenho) e o alto índice de nepotismo (há três parentes para cada funcionário) e a falta de meritrocacia.Presidente Castello Branco exercia alternadamente os poderes:

Poder Legítimo, aquele vinculado ao cargo que se ocupa. Nesta situação encontram-se pessoas que são alçadas a um cargo sem que tenham conquistado a legitimidade do grupo, e na ausência de outras habilidades, fazem uso do poder de que são investidas para exercer algum tipo de influência ou autoridade. Exemplificada na resistênciaencontrada na usina de Ipatinga, onde está a maior parte da operação, é lá que há maior resistência ao novo presidente, e nas pesquisas os consultores encontraram muito conflito e insatisfação, pois os funcionários consideram que Castello Branco era um executivo brilhante, mas que se expressava de forma muito agressiva e autoritária.
Poder Coercitivo, aquele vinculado à capacidade de fazer ameaçase cumpri-las. Na maioria das vezes, este poder é utilizado como forma de se conseguir uma autoridade que não se tem, ou seja, o líder não conquistou sua legitimidade perante o grupo de liderados. Demonstrada na contratação do médico e antropólogo Eli Bonini, devido a amizade, para conduzir um trabalho de mudança cultural no alto escalão, que resultou em denúncias junto ao MP por assédio moral esexual, contra a Usiminas e o próprio consultor, devido a desmandos daquela gestão.

2 – Identifique e justifique as escolhas dos critérios de cultura de Hostede presentes na Usiminas.

Coletivismo – Cultura mistura relações sociais e profissionais (nepotismo, paternalismo nas relações entre funcionários e chefias).

Masculinidade – Exacerbada pelo coletivismo, setor mais agressivo, segundoos funcionários faltam meritrocacia, motivação e incentivo à inovação e troca de conhecimento.

Aversão à incerteza – Alto grau. Grupos menos flexíveis e com tendência a proteger-se de mudanças. Na gestão de Rinaldo Soares o grau era alto, pois a empresa carregava a marca de ser uma corporação estagnada que corria o risco de perder competitividade por manter-se menor e menos internacionalizada.Na troca do comando para o Castello Branco, permaneceu alto, devido a resistência ao novo diretor, e as novas políticas implantadas por ele, como por exemplo no processo de demissões e a resistência do sindicato dos metalúrgicos em Ipatinga.

Distanciamento do Poder – Grande. Alto nível de concentração de autoridade, centralização de poder, verifica-se alto nível de desigualdade na participaçãono acesso às informações e no processo de tomada de decisão.

3 – Quais são os principais conflitos presentes na Usiminas?

Conflitos organizacionais, tais como:
- Conseqüências dos treinamentos pouco ortodoxos, como processo de assédio moral e sexual;
- Participação do ex-presidente no conselho da empresa como representante da caixa de previdência dos empregados.
- Dificuldade dos...
tracking img