Ambiente externo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AMBIENTE EXTERNO: OPORTUNIDADES E AMEAÇAS




1 INTRODUÇÃO


No contexto atual das organizações percebe-se que existem fatores ou ações que influenciam direta ou indiretamente a saúde e ocontexto onde uma empresa está instalada.
Este trabalho faz uma análise sobre o ambiente externo das organizações, os fatores que influenciam e impactam as atividades empresariais dentro desteambiente.


2 AMBIENTE EXTERNO

Para Chiavenato (2002), o ambiente representa todo o universo que envolve externamente uma empresa, isto é, tudo aquilo situado fora de empresa.
Oliveira (1997 p. 224)considera que a análise externa é o estudo da relação existente entre a empresa e o seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças.

Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras, que,se aproveitadas adequadamente, podem influenciar a empresa positivamente. Já as ameaças são também situações externas, atuais ou futuras, que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas, podeminfluenciar a empresa negativamente.

Para analisar o ambiente externo mundial e nacional, precisamos examinar seus aspectos geográficos, econômicos, políticos, sociais e, em termos de ramo de negócios,a tecnologia (de processo e de produto), o marketing, finanças, etc., o comportamento aparente dos competidores que a empresa tem nos mercados em que atua e o comportamento dos stakeholders.(BETHLEM2002 p. 410).



Para Kotler (1999) o ambiente externo, é composto por forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e forçasmicroambientais (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores), que afetam sua habilidade de obter lucro.
Percebe-se que qualquer mudança nos fatores ambientais externos afetam igualmentetodas as organizações. Por exemplo: uma mudança na legislação servirá para todas as empresas, seguindo assim o principio básico da isonomia (igualdade).


2.1 COMPONENTES GERAIS

Segundo...
tracking img