Ambiente empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]










































































SUMÁRIO


1- INTRODUÇÃO................................................................................................3

2- ROTINAS TRABALHISTAS............................................................................4

3-A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL......................................5

4- DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS...................................................................7

5- MISSÃO DA EMPRESA..................................................................................10

6- A VISÃO EMPRESARIAL................................................................................11

7-PROCESSO ADMINISTRATIVO.....................................................................12

8- AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES.................................................................15

9- ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE................................................................................................17


10- PRINCIPAIS OPERAÇÕESMATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTABÉIS........................................................................................................18



11- CONCLUSÃO................................................................................................23



12- REFERÊNCIAS.............................................................................................24
INTRODUÇÃO

Oambiente empresarial vem passando, nos últimos anos, por um período de consideráveis modificações. Segundo Fiates (1995), a sobrevivência das organizações no mercado atual depende de sua competitividade, que hoje é função direta da produtividade e qualidade da empresa. Isto significa dizer que o dinamismo e a crescente competitividade no mundo dos negócios colocam em risco a vida das empresas que nãoquestionarem seus métodos tradicionais de gerenciamento, desenvolvimento de novos produtos e serviços, produção, controle de qualidade.
Complementando o conjunto de modificações, houve uma alteração significativa em todo panorama mundial com relação ao meio ambiente. Clientes e consumidores estão passando a valorizar mais produtos ecologicamente corretos, isto é, aqueles que agridam o mínimopossível o meio ambiente. O consumo elevado de recursos naturais, sobretudo os não-renováveis, vem sendo causa de uma busca frenética por soluções imediatas. Aliando-se a estes fatos, surgem medidas tomadas pelos governos e órgão competentes (algumas até mesmo surgidas por pressões da sociedade) que elevam os custos de produção das empresas.
Com isso a relação meio ambiente e desenvolvimento estádeixando de ser conflitante para tornar-se uma relação de parceria. O cerne da questão passa a ser a consecução da convivência pacífica entre a boa qualidade do meio ambiente e o desenvolvimento econômico, tendo em vista que são variáveis dependentes entre si. Desta forma, o meio empresarial torna-se diretamente atingido.
Percebe-se, portanto, que as organizações de um modo geral não podem maisdesconsiderar os aspectos relacionados à preservação do meio ambiente. Diante disso, a variável ambiental vem se tornando mais um importante diferencial competitivo com o qual as empresas devem se preocupar.
Com o aumento das atenções em relação às questões ambientais, mudanças significativas deverão acontecer, sobretudo relacionadas à gestão empresarial. Para melhor adaptação a estas mudanças, oambiente empresarial deverá estar de posse de informações sobre os verdadeiros custos ambientais existentes, custos que permitam às mesmas verificar quanto vêm gastando realmente com o meio ambiente, ou quanto estão perdendo (ou deixando de ganhar) com a degradação ambiental.


.




2- ROTINAS TRABALHISTAS


As atividades da relação trabalhista estão cercadas de funções importantes...
tracking img