Ambiente economico globalizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Redes Comunicação e sua influencia no relacionamento das pessoas extra e intra empresarial

INTRODUÇÃO

Preliminarmente é importante para o estudo que seja definido o que são redes de comunicação. Para a Antropologia Social a noção de redes sociais busca apoiar "a análise e descrição daqueles processos sociais que envolvem conexões que transpassam os limites de grupos e categorias" (BARNES,1987, p.163).
No Brasil na década de 90, as redes despertaram um interesse muito grande aos acadêmicos por representar um meio de associação e organização de processos de resistência à ditadura militar, com a globalização da economia, a busca do desenvolvimento sustentável, redemocratização o país.
Nas redes de comunicação existe a facilitação de formular a identidade virtual, inserindo dadossobre essa persona, o que faz com que nem sempre estes dados estejam condizentes com a verdade, em sua totalidade ou parcialidade. Outro item é a “rede de amigos” que também pode incluir não somente os que o individuo conhece, mas também integrantes estranhos ou que vislumbre características que se façam “lucrar” por eles em cargo de amigo, como as mulheres bonitas, homens sarados, profissionaisde sucesso e outros.
Rosen, 2007, p. 20 ainda diz que:
As atuais redes sociais online são uma acumulação [congeries] de vínculos majoritariamente fracos – ninguém que liste milhares de “amigos” no MySpace pensa nessas pessoas da mesma forma que pensa em seus parentes distantes, por exemplo. Certamente não é coincidência, então, que as atividades que os sites de redes sociais promovem sãojustamente aquelas que os vínculos fracos fomentam, como rumores, boatos, mexericos, busca de pessoas e a trilha dos efêmeros movimentos da cultura popular [no sentido da cultura de massa] e das modas passageiras. (ROSEN, 2007, p. 20)
Posterior analise dos conceitos acima elucidados, deve se observar o relacionamento destes com uma empresa, seja como funcionário ou consumidos, expectador e outros.Além do desenvolvimento da estrutura organizacional das empresas, concedendo a capacidade de armazenar informações em sistemas de produção em computadores, a comunicação online possibilita as instituições grande integração. Utilizar a internet, além do que já fazem os profissionais da comunicação e os colaboradores da empresa, torna-se uma forma mais rápida e eficaz a comunicação entre ocontingente humano, de forma interativa e flexível. Para estudiosos, a comunicação online é responsável pelo surgimento de novos relacionamentos, além de criar espaços para a convivência entre públicos de interesse diferentes.

2. O relacionamento das redes de comunicação social com as pessoas dentro e fora da empresa

O conceito de comunicação por redes começou a ser praticado quando as empresasobervaram que não se pode só viver com somente de capital, trabalho, normas, produtos ou consumidor, a comunicação que une todos esses setores é essencial para sua sobrevivência.
Segundo Wilson Bueno (2003, p.5): “na década de 1970, a comunicação empresarial passou a ser reconhecida como um importante setor dentro das organizações e consequentemente foi quando surgiram os primeiros estudos na área.Por meio da comunicação organizacional, as instituições podem ligar seu público interno e externo.” A primeira demonstração de grande repercussão desse fato aconteceu na metade da década de 1980. A empresa Rhodia abriu suas portas para a população, sob o comando da Política de Comunicação Empresarial coordenada por Walter Nori, o que influenciou diversas organizações a seguirem o mesmo caminho. Ocase da Rhodia, amplamente festejado pela mídia e pelo mercado, influenciou outras organizações e, explicitamente, posicionou a Comunicação Empresarial como fundamental no processo de tomada de decisões, situação que iria se consolidar na década seguinte (BUENO, 2003, p. 7).
Já década de 90, a comunicação empresarial teve um setor mais específico nas empresas, contando até com o trabalho de...
tracking img