Ambiente economico do distrito federal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Os mercados exigem poder de compra, além de pessoas. O poder de compra existente em uma economia depende da renda atual, preços, poupanças, empréstimos e disponibilidade de crédito. Este trabalho esta relacionado a uma pesquisa feita pela CODEPLAN – Companhia de Planejamento do Distrito Federal sobre informações socioeconômicas do DF.

1.0 - ATIVIDADE ECONÔMICA
O DistritoFederal por ser limitado territorialmente para desenvolver de forma extensiva as atividades do setor primário, não dispor de muitas opções para industrializar-se sem comprometer o meio ambiente e, pelo fato de Brasília, capital do País, desempenhar preponderantemente funções institucional-administrativas, a atividade econômica da população, concentra-se na prestação de serviços (49,7%), naadministração pública federal e local (15,8%) e no comércio (16,1%). Apenas 8,3% da população atuam na indústria, conforme dados de julho de 2008.
A Pesquisa de Emprego e Desemprego do Distrito Federal - PED/DF calculou no mesmo período a População Economicamente Ativa do DF, como sendo de 1.341 milhões. Já a estimativa de pessoas ocupadas, foi de 1.129 milhões, enquanto a massa de desempregadosera de 212 mil, correspondente a uma taxa de desemprego total de 15,8%.
2.0 - RENDA
A renda média domiciliar bruta mensal no Distrito Federal era da ordem de 9,0 Salários Mínimos - SM em 2004. As maiores rendas, em Salários Mínimos - SM foram detectadas no Lago Sul, 43,4; Lago Norte, 34,3; Sudoeste/Octogonal, 24,1 e Brasília 19,3. Isto se deve, em parte, pelo fato de residirem nestaslocalidades, os dirigentes de órgãos da administração direta e indireta do governo, funcionários públicos graduados, profissionais liberais, comerciantes, que percebem rendimentos mais elevados. Por outro lado, as menores rendas estão em Itapoã,1,6 SM; na SCIA - Estrutural, 1,9 SM e Varjão 2,8 SM, em função das precárias condições residenciais, próprias de invasões e assentamentos. De forma similar asmaiores rendas domiciliares per capitas, são encontradas no Lago Sul, 10,8 SM; Sudoeste/Octogonal, 8,6 SM; Lago Norte, 7,8 SM e Brasília 6,8 SM. As rendas menores são de Itapoã e SCIA- Estrutural, 0,4 SM.
Analisando a distribuição da renda domiciliar mensal segundo as classes, as mais significativas são as classes de renda de 2 a 5 e de 5 a 10 Salários Mínimos - SM, com 20,1% e 23,7% dosdomicílios, respectivamente.

3.0 - CARACTERIZAÇÃO DA ECONOMIA
3.1 - Aspectos Básicos
Com a missão de impulsionar a ocupação demográfica e econômica da região central do país, o Distrito Federal tornou-se um pólo de desenvolvimento da sua região de influência e também da Região Centro-Oeste. O desenvolvimento econômico do DF é marcado por três fases. A primeira fase corresponde ao períodoque se inicia com a inauguração de Brasília, em que a Construção Civil foi o principal setor de absorção de mão-de-obra local, nas décadas de 1960 e 1970. A segunda, com a consolidação de Brasília como sede do Governo Federal, deu ao setor público maior peso ou representatividade na composição do PIB regional na década de 1980. Na terceira, e última fase, a economia é sustentada ainda na construçãocivil, no comércio, no setor público e principalmente nos serviços em geral na década de 1990 e início dos anos 2000.
Por meio da quantificação do conjunto de bens e serviços finais resultantes da produção, pode ser demonstrada a participação efetiva de cada unidade produtiva da economia de uma localidade, determinando-se dessa forma o seu Produto Interno Bruto - PIB.
O PIB doDistrito Federal em 2006, calculado pela CODEPLAN em parceria com o IBGE alcançou o montante de R$ 169 milhões, sendo que o Setor Agropecuário representava à época 0,21%, o Setor Industrial 6,38% e o de Serviços 93,41%.
O PIB Per Capita do DF é o mais alto do Brasil, embora a sua participação no PIB nacional seja de apenas 3,8%.
3.2 - Economia Agropecuária
Dada a reduzida dimensão da...
tracking img