Ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
.













Portfólio 02
GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

















...............................................................................................................................
Guarulhos
2013




Robson sappio de lima

















portfólio 02
GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAISTrabalho apresentado ao Curso de Gestão da Qualidade da Faculdade ENIAC para a disciplina Gestão e tratamento de resíduos industriais.


Prof. Vânia Haddad Diego Soares










Guarulhos

2013



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. QUESTÕES 4
4. CONCLUSÃO 8
5. REFERÊNCIAS 9





1. INTRODUÇÃO


Oestudo a seguir proporciona informações que possibilitam o entendimento das medidas aplicadas para o correto descarte dos resíduos gerados pelas indústrias de forma a serem evitadas penalidades por órgão regulamentadores e danos causados ao meio ambiente caso o resíduo seja descartado de forma incorreta.




2. PROPOSTAS


2.1 Descarte de resíduos em fábricas de calçados;
Curvin: usado naconfecção do cabedal do sapato. É um resíduo reciclável e reaproveitável para solados de tênis, sandálias e rasteirinhas. Leva mais de 50 anos para se decompor.
Nylon: usado na confecção de tênis. Material reaproveitado para travesseiros, sofás e enchimentos em geral. Leva mais de 30 anos para se decompor.
Espuma: usado na confecção de tênis. Reaproveitável para fazer ursos de pelúcia, enchimentode travesseiros, sofás. Mais de dois anos para se decompor.
Lata de cola/solvente/metal: recipiente de cola para confecção de todo tipo de calçado. Reciclável quando adquirida por siderúrgicas que a derretem em altos fornos, gerando novos produtos. Leva mais de 10 anos para se decompor.
Plástico: pouco usado na fabricação, mas gerado nela. TR, PVC, Nylon  e espuma vem embalados em plásticos.Materiais recicláveis, voltam para a fábrica em forma de sacos de lixo, embalagens e tubos. Leva mais de 100 anos para se decompor.
Papel: embalagens do produto final: caixas unitárias e coletivas. Reciclável. Novas caixas coletivas e unitárias e tubos para enrolar materiais. Leva mais de três anos para se decompor.
Pano: fabricação de calçados, como sandálias femininas. Não é reciclável, deve serdestinado a empresas especializadas. Leva de seis meses a um ano para se decompor.
Borracha: usada nos solados dos sapatos. É reciclável, com tempo de decomposição indeterminado.
Couro: usado na confecção de calçados. Não é reciclável e leva até 50 anos para se decompor.
Estopa suja com óleo, graxa, solvente, tinta recouro, forro de ensacar, velcro, óleo:  uso acessório na confecção decalçados. Não é reciclável, e tempo de composição indeterminado.




2.2 Pesquise sobre a experiência francesa e/ou europeia na gestão de resíduos, e compare com a brasileira;

A Europa tem um tratamento diferenciado resíduos ele se torna inovador e eficiente e tem a finalidade de manter a cidade limpa e contribuir com a qualidade do ar que se torna mais limpo. Os lixos são depositados emescotilhas identificadas com o tipo de resíduo. O lixo é sugado de 1 em 1 hora, 24 horas por dia, isto acontece através de um sistema de tubulação subterrâneo que leva o lixo ao local apropriado onde, do mesmo são separados plásticos e papéis são reciclados e o lixo orgânico é transformado em combustível para turbinas que produzem eletricidade.
No Brasil a população descarta o lixo em sacolas plásticas edeixa nas calçadas, ou em suportes apropriados para colocar o lixo, muitos ficam são soldados nas calçadas aguardando a coleta do caminhão de lixo, e os caminhões no Brasil não fazem a coleta do lixo diariamente, em muitas regiões são de 2 a 3 dias na semana.
Após a coleta do lixo o mesmo é deixado em aterros, onde os catadores de lixo que fazem a separação manualmente, os catadores de lixo...
tracking img