AMBIENTAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES OSWALDO CRUZ
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

JANNINE CERQUEIRA SANTOS
MARCELA CRISTINA MENDES
NATHALIA CRISTINE SEIÇA RIBERIO
PAMELA MACIEL DA ROCHA


ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA PELAS INDÚSTRIAS








SÃO PAULO
2015
JANNINE CERQUEIRA SANTOS
MARCELA CRISTINA MENDES
NATHALIA CRISTINE SEIÇA RIBERIO
PAMELA MACIEL DA ROCHA


ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA REDUÇÃO DOCONSUMO DE ÁGUA PELAS INDÚSTRIAS

Trabalho apresentado a Faculdades Oswaldo Cruz como parte dos requisitos exigidos para a conclusão parcial do curso de Graduação em Engenharia de Produção.


Orientadora: Dra. Márcia Freire dos Reis Gorny




SÃO PAULO
2015
INTRODUÇÃO

Devido ao fator de globalização e aumento da população, as empresas tiveram que aumentar suas demandas para atender toda umaoferta que só vêm crescendo ao longo do tempo e tornando mais acirrado o fenômeno natural de competitividade.
Esse crescimento desordenado e não planejado, principalmente da população, trouxe muitos impactos ambientais entre os quais podemos destacar uma mudança no ciclo da água, que alterou todo o “rumo” das épocas da chuva.
O cenário atual de escassez de água no Estado de São Paulo é averdadeira evidência dessa situação de consumo desenfreado de água e uma mudança nas épocas de chuvas.
Este trabalho abordará sobre as estratégias que uma determinada indústria do ramo alimentício estáadotando para reduzir o consumo de água potável, evitando mais danos ambientais e preservando água para as futuras gerações.
O presente manual abrange os processos de tratamento de água (potável epurificada) para uso da indústria, estabelecendo garantia da formalização, padronização e controle no processo de tratamento da água.














1. Tratamento de água
1.1 –Tratamento de água potável
1.1.1 - Poço artesiano
A água captada para o tratamento é oriunda de um poço artesiano, também conhecido como poço tubular profundo. Esse tem por objetivo captar águas subterrâneas através da perfuração degrandes rochas, que quando estão cristalinas concentram grandes reservas em suas fendas ou quando sedimentares concentram reservas entre camadas.
Um poço artesiano convencional exige que a água seja bombeada para a superfície. Portanto, no local de perfuração do solo até o ponto onde um reservatório natural de água é encontrado, são instalados tubos lisos e uma bomba subterrânea. A partir da saídade água montada na superfície do local, a distribuição ocorre por meio de tubos. Esses tubos são instalados em forma de cavalete em uma superfície de concreto com 3 m2 com declividade do centro para as bordas (artigo 24 – Decreto Estadual 32955/91); neste cavalete existe uma válvula, um hidrômetro e uma válvula de injeção para cloração.
É importante que se mantenha um cronograma de análise da águacaptada (Conforme portaria 2914, de 12 de dezembro de 2011), para que se descubram rapidamente mudanças na qualidade da água.

1.1.2 - Cloração
A água proveniente do poço passa por um processo de cloração, que consiste na desinfecção da água através da utilização de hipoclorito de sódio, esse processo de tratamento tem a finalidade de eliminar os micro-organismos patogênicos eventualmentepresentes na água. Quase toda a água de abastecimento é desinfetada para melhoria da qualidade bacteriológica e segurança sanitária.
A cloração é realizada com o auxílio de uma bomba dosadora, que é ativada conforme o acionamento de uma bomba subterrânea do poço e ambas trabalham simultaneamente. Essa bomba dosadora capta a solução de NaClO(Hipoclorito de sódio) a 2,5% que está armazenada em um barriqueteatravés de uma mangueira e o injeta no cavalete do poço. A solução que se encontra no barriquete, é preparada utilizando o cálculo de diluição:
Equação 1

Onde, Ci corresponde à concentração inicial do Hipoclorito de Sódio do fornecedor; Vi o volume de cloro a ser adicionado no barriquete; Cf a concentração final da solução e Vf o volume final da solução.
Do resultado da equação que...
tracking img