Ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Energia sustentável 2
Energia eólica 2
Energia solar 3
Energia Hidrelétrica 3
Energia das marés 4
Energia Geotérmica 5
Biogás 6
Conclusão 7




















Energia sustentável
Energia sustentável é a energia que pode ser utilizada sem danos 
ao meio ambiente e aos seres vivos. Inclui todas as formas de energia 
renovável e tem influência direta em nosso cotidiano, pois praticamentetudo que fazemos utiliza alguma forma de energia.
Muitas empresas hoje em dia procuram maneiras mais equilibradas de consumo. Uma dessas formas, a mais difundida atualmente, são as fontes de energias sustentáveis. Com apenas algumas décadas de pesquisas, os cientistas descobriram maneiras interessantes de gerar energia.
Para ajudar a manter os gastos de energia atuais estáveis, o consumosustentável tem sido a melhor alternativa. Os imóveis sustentáveis são grandes exemplos desse tipo de consciência, já que o projeto e funcionamento dessas residências são fundamentados na sustentabilidade. A diminuição de gastos com produtos e uso de aparelhos domésticos são bons exemplos de consumo sustentável.
Para ajudar na diminuição de poluentes no planeta, algumas fontes de geração de energiassustentáveis vêm sendo desenvolvidas.
Energia eólica
A energia eólica  é uma forma indireta de obtenção de energia do sol, uma vez que os ventos são gerados pelo aquecimento desigual da superfície da Terra pelos raios solares. Em outros termos, a energia eólica é a energia do movimento (cinética) das correntes de ar que circulam na atmosfera.
A geração de energia elétrica ou mecânica (em moinhos oucataventos para a realização de trabalhos mecânicos como o bombeamento da água) através dos ventos se dá pela conversão da energia cinética  de translação pela energia cinética de rotação através do emprego de turbinas eólicas, quando o objetivo é gerar eletricidade, ou moinho e cataventos, quando o objetivo é a realização de trabalhos mecânicos.
A energia eólica é uma forma de obtenção de energia defontes totalmente renovável e limpa, não produz qualquer tipo de poluente. Sendo por isso, umas das principais apostas no campo das fontes renováveis de energia.
Sua exploração comercial teve início há mais ou menos na década de 70 quando ocorreu a crise do petróleo e os países europeus começaram a investir em outras formas de energia. No Brasil, o custo da geração de energia através dos ventos éde cerca de US$70 a US$80 por MWh, o que a torna competitiva com a energia nuclear e termoelétrica. Só no nordeste brasileiro potencial eólico existente é de 6.000 MW, sendo a região brasileira que apresenta o maior potencial. Até 2003 a Aneel havia registrado cerca de 92 empreendimentos não iniciados para ao aproveitamento de energia eólica que agregariam 6.500 MW a produção nacional de energiaelétrica.
O único ponto fraco das turbinas que geram energia através dos ventos é a poluição sonora e a poluição visual. Esta última é menos impactante, e depende mais do ponto de vista particular de cada um. Mas a poluição sonora gerada pelas turbinas, de acordo com a especificação do equipamento, pode inviabilizar a construção destes sistemas muito próximos de regiões habitadas por causar desconfortoaos moradores. Entretanto, existem modelos aerogeradores de hélices de alta velocidade que produzem menor ruído e são até mais eficientes que os modelos de turbinas de múltiplas pás, mais barulhentos.
Energia solar
A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).

Sua obtençãoocorre de forma direta ou indireta.
A forma direta de obtenção se dá através de células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. No entanto, essas células fotovoltaicas apresentam preços elevados. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a...
tracking img