ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO
O experimento realizado em laboratório tem como objetivo principal, verificar a conservação da energia térmica entre dois sistemas com temperaturas diferentes.
INTRODUÇÃO
Umcorpo ao receber certa quantidade de energia térmica, acaba variando sua temperatura ou estado físico. Essas mudanças ocorrem devido ao aumento da agitação das partículas que constituem o corpo. Aquantidade de calor que o corpo recebe é chamada de calor sensível. Se ocorrer mudança de estado físico, mas a temperatura se manter constante, é chamado de calor latente.
Calor é a energia térmicaem transito, determinado pela diferença de temperatura entre os dois sistemas. O calor se “movimenta” do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
Não havendo mudança de estadofísico, um corpo que recebe uma quantidade de energia e varia a temperatura; é denominada capacidade térmica C, o quociente entre a quantidade de calor Q e a variação de temperatura T.
Combinando asequações que definem a capacidade térmica e o calor especifico, chegamos à equação que fornece a quantidade de calor sensível trocada pelo corpo.
Q=m.c.T
Na idade moderna não existiam aindadescrições sobre os termos calor e frio, isso ocorria devido ao desconhecimento do método de descrição quantitativa da temperatura e do calor.
O primeiro termômetro foi feito por Galileu em 1593.Um tubo de vidro com a extremidade superior esférica, colocado num tanque com água verticalmente, a qual descia pela expansão e compressão do ar. Foi em 1660, que colocando esse aparelho de Galileu naposição invertida e fechando o topo, construiu-se o termômetro atual.

MATERIAIS UTILIZADOS
-Calorímetros;
-Balança eletrônica;
-Termômetro digital;
-Aquecedor de água;
-Água quente efria.
PROCEDIMENTOS
Determinamos a massa de dois calorímetros vazios, um deles utilizamos para água quente e outro para água fria. Anotamos o resultado na primeira tabela;
Colocamos uma quantidade...
tracking img